Os empresários Albano Franco e Luciano Barreto assinaram há pouco (sábado, 12:57 horas) suas fichas de filiação ao PSDB, as quais foram endossadas pelo também empresário Walter Franco, que é candidato a deputado estadual nas eleições do próximo ano.
Albano Franco retorna ao partido depois de ter disputado as eleições ao Senado em 2010, sem fazer composições, o que terminou sofrendo sua primeira derrota eleitoral no Estado. Neste sábado, animado pelo retorno, Albano disse que se filiou “mas a decisão de ser ou não candidato será tomada depois”.
Para retornar ao PSDB, Albano Franco recebeu convites do prefeito João Alves Filho (DEM), do presidente regional da legenda em Sergipe, vice-prefeito José Carlos Machado, além de telefonemas de lideranças nacionais, em especial do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e, mais recentemente, do pré-candidato a presidente da República, senador Aécio Neves (PSDB-MG).
O que mais pesou, entretanto, foi o incentivo do amigo Luciano Barreto, que se dispôs a também se filiar na legenda, fortalecendo as bases do partido no Estado, que na sexta-feira à noite também havia filiado o irmão de Albano, empresário Ricardo Franco.
Luciano – O empresário Luciano Barreto é diretor-presidente da Construtora Celi e presidente da Aseopp – Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas, com o objetivo de valorizar as pequenas empresas da construção civil, que tinha problemas junto a órgãos públicos estaduais e federais, os quais tentam uma solução através da força da unidade desse empresariado.
Luciano Barreto disse, depois de assinar a ficha de filiação, que filiado a uma legenda tem a oportunidade de levar os anseios da pequena e média empresa, que precisam realizar e concluir as obras que realizam no Estado e municípios.
O empresário, agora membro do PSDB, trabalha para a criação de um novo modelo para as questões licitatórias de obras públicas, que tenha data para concluir, boa qualidade e forma de pagamento que compense o trabalho da empresa responsável.
Segundo Luciano, em razão de uma política equivoca nessa área, às vezes as obras acabam paralisadas porque não conseguem a licença ou a desapropriação não foi devidamente realizada. “E muitas vezes a obra fica paralisada por uns seis meses. É importante que haja por parte do contratante a indenização desses custos”.
E ainda: “Em Sergipe, a maior parte das obras é executada com recursos federais e que tem que se adequar às normas do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU). Nós defendemos que qualquer auditoria que tenha que ser feita, que ocorra antes da obra ser iniciada ou depois que ela tiver sido concluída”.
Atraso – O ato de assinatura da ficha de filiação no PSDB estava marcada para às 10:30 horas, mas o ex-governador Albano Franco telefonou para Luciano Barreto e tiveram uma nova conversa que se estendeu até ao meio-dia, hora em que seguiram para a sede do partido e concretizaram a filiação.
Albano Franco, antes de retornar ao PSDB, ouviu muitos amigos e pessoas que o acompanham há anos, para tomar a decisão. Durante os últimos dias tem se dedicado a consulta sobre a filiação ou não em um partido político, mas chegou a ser aconselhado a não retornar à política, sob argumento de que ele teria influencia e reconhecimento em qualquer parte do país, com ou sem mandato.
Na quarta-feira as conversas se aprofundaram e Albano Franco foi convencido pelo argumento de que poderia até não disputar as eleições, mas deveria filiar-se a uma partido político que se identificasse. A partir daí, através de incentivo do amigo Luciano Barreto, tomo a decisão praticamente nos últimos minutos do prazo de filiação, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Informações do Fax Aju