O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Sergipe (Senar-SE) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) encerraram mais um curso em Arauá, distante 103 quilômetros da capital sergipana. Dessa vez os agricultores do povoado Progresso receberam seus certificados do curso de Fruticultor.
O curso iniciado, em maio deste ano, atendeu solicitação da Prefeitura de Arauá. “Estamos preparando nossos agricultores para o mercado de trabalho levando conhecimentos teóricos bem fundamentados e aliando conhecimentos práticos no próprio espaço deles”, observou o superintendente do Senar-SE, Denio Leite.
A carga horária foi de 200 horas e as aulas teóricas aconteceram m uma unidade de ensino do povoado e as práticas foram realizadas nas propriedades dos agricultores que fizeram o curso. Participaram 19 agricultores com faixa etária entre 18 e 40 anos, que comprovaram ter concluído o ensino fundamental e pertencerem às famílias de trabalhadores ou produtores rurais.
A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no auditório da Prefeitura de Arauá e foi prestigiada pelo superintendente do SenarSE, Denio Leite, a prefeita da cidade Ana Helena, dos secretários de Agricultura, José Olino, da Educação, Ana Cláudia Matos dos Anjos, familiares e amigos dos formandos.
Islan Oliveira Santos, 20 anos, do povoado Progresso, fez um curso pela primeira vez, é filho de agricultor e sempre esteve no campo. Com o fim do curso já consegue implantar o que aprendeu em sala de aula na roça da família. “Em algumas situações já converso com meu pai sobre a melhor forma de plantar e adubar. Meu pai recebe bem as informações, aceita e aplicamos no campo”, contou. Ele também gostou do período de estudo. “O material didático ajudou bastante quando estudava em casa sozinho, os instrutores eram bem pacientes quando não entendemos um assunto, com esse estímulo já penso em fazer outros cursos”.
Maria Nazaré Santos Nunes, 37 anos, foi inscrever a filha Suelen Caroline Nunes Santos, de 18 anos no curso, gostou do tema do curso e resolver participar. “Não pensava em voltar a estudar, mas o assunto interessa a quem vive da terra, como eu e minha família, então decidi me matricular e acompanhar minha filha”, relatou. Ela fez questão de dizer que gostou mais das aulas práticas e do módulo Empreender no Campo, que teve 40 horas da carga horária total do curso. “Empreender é muito importante não só para empresários, também para nós do campo. Já nas aulas práticas me identifiquei muito porque era como se eu estivesse no meu dia a dia”.
A prefeita de Arauá, Ana Helena, Vieira, comentou sobre a importância dos cursos na cidade. “Acredito que educação é a base para tudo. Para um futuro promissor e para a germinação de uma sociedade mais justa e democrática. Por isso, a nossa gestão é parceira forte do Senar Sergipe”, destacou.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
por Ascom Senar-SE