Preparar o agente de trânsito para lidar com situações diárias é crucial e auxilia os profissionais em ocorrências de risco que possam acontecer. E foi pensando em propor conhecimento, qualificação e instruções aos atuantes, que a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da SMTT e em parceria com a Polícia Militar e CPTran, realizou, na manhã da última quarta-feira, 12, um curso para os agentes de trânsito do município.

O capitão da Polícia Militar (PM/SE), Aldevan Silveira, ministrou à aula aos agentes, repassando todas as técnicas já empregadas pela instituição em situações de ocorrências, além de apresentar pontos importantes da legislação de trânsito para que os agentes saibam como agir (foto: divulgação)
Tendo em vista que as resoluções do CONTRAN são editadas mensalmente, a atualização é parte de um processo para qualificação e uniformização das ações, a fim de que os agentes ajam de forma idêntica em suas condutas.
“Uma vez qualificado, o agente terá habilidades para conduzir determinados fatos da mobilidade urbana. A população sancristovense ganha com esta ação”, destacou o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de São Cristóvão, Fábio Lemos Lopes.
A palestra aconteceu no auditório do Colégio Alternativo, e foi ministrada pelo comandante da CPTran, capitão Aldevan Santos Silveira, que abordou assuntos como o novo código de trânsito e sua importância, e as novas placas do Mercosul.
“Explicar a forma de atuação e a parte criminal legislativa do código de trânsito brasileiro, para que os agentes fortaleçam o trabalho e cumpram aquilo que a Lei dita. Esse foi um dos objetivos da minha vinda aqui, hoje. Finalizou o Capitão Silveira.
Ouvido pela reportagem do Portal SE Notícias, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, deixou claro a sua preocupação com a municipalização do trânsito. “Nossa gestão prioriza a capacitação dos servidores e os agentes de trânsito iniciaram treinamento com a Polícia Militar, por meio da CPTran, para melhor atender a população. Precisamos mostrar que a SMTT e seus servidores exercem papel educativo e de conscientização, a atuação punitiva não é prioridade, mas, sim, a segurança de pedestres e de motoristas”.
Para dar continuidade a esta capacitação, ao longo dos próximos meses haverá outros seminários.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Orácio Oliveira e Yslla Vanessa