Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Canindé de São Francisco receberam 55 tablets que serão utilizados como instrumentos de trabalho durante as visitas domiciliares utilizando o sistema E-SUS AB TERRITORIAL.
O munícipio está implantando o Programa de Apoio e Informatização e Qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde- Informática APS, e a aquisição destes tablets é uma parceria com o Ministério da Saúde. Segundo a secretária da saúde, Elke Riany, neste programa, toda a população será cadastrada dentro da área de abrangência de cada unidade de Saúde utilizando cartão SUS e facilitando o acesso de porta de entrada ao atendimento da rede primária.
A ferramenta facilita e agiliza os trabalhos dos agentes, possibilitando a troca das fichas com preenchimento manual pelos tablets, melhorando assim a otimização do tempo, que os agentes utilizam para o atendimento e orientações à população. “O cadastro familiar que levaria 20 minutos para preencher, no tablet levar no máximo 10 minutos , ele será utilizado nas nossas visitas domiciliares, eliminando assim o preenchimento de centenas de fichas de maneira manual e que tinhamos que deixar guardada pois era impossível carregar todas na bolsa e agora teremos todos os dados na palma da mão”, pontuou presidente da ACACSACE, Edimê Gomes.
“A tecnologia adotada pelo Município contribui com o importante trabalho dos agentes comunitários de saúde, dar agilidade e qualidade no atendimento à população. A partir dessa ferramenta, o compartilhamento online das informações entre os profissionais, as unidades de saúde e a secretaria municipal passa a ser mais segura e confiável”, destacou o prefeito Ednaldo da Farmácia.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram