Evento acontece no Paraná e tem como foco promover e debater o desenvolvimento sustentável.
Grupo formado por 21 Agentes de Desenvolvimento de Sergipe está em Foz do Iguaçu, Paraná, participando do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado de 29 de outubro a 1 de novembro no Hotel Mabu. Os ADs estão tendo oportunidade de trocar experiências, conhecer as ações inovadoras que estão obtendo resultados positivos em outras regiões e países, além de participar de vários painéis com apresentação de estudos, projetos e boas práticas.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Para Aldo Costa, agente de desenvolvimento do município de General Maynard, é uma experiência fantástica participar do fórum mundial. Estamos tendo acesso a novos conhecimentos e técnicas internacionais voltados para estimular o desenvolvimento sustentável. É um grande aprendizado, vamos levar essas informações para debater com o gestor municipal, estou ansioso para colocar em prática.
Já a AD Rejane Carvalho, de Salgado, acha o fórum muito rico em conhecimento, permitindo uma vasta experiência que irá facilitar no trabalho local. É um encontro de todos os ADs, temos oportunidade de nos comunicar, ter acesso a palestrantes internacionais que nos passam suas experiências e analisamos de que forma podemos executar em nossos municípios.
Os Agentes de Sergipe atuam em mais de 26 municípios assistidos pelos projetos do Sebrae e Petrobras voltados para o estímulo da cultura empreendedora e o desenvolvimento sustentável. São profissionais da própria comunidade, que conhecem bem a realidade de suas localidades, tanto as potencialidades como as carências, comprometidos em promover o desenvolvimento local. O que mais chama atenção desse fórum mundial é o intercambio de culturas, ter acesso a projetos que tem dado certo no Brasil e em outros países. Nossa intenção é estar levando todo esse conhecimento, essa bagagem, para Sergipe, destaca Robson Ferreira, AD do município de Siriri.
Mostra
Além de vários painéis, debates e palestras, o II Fórum Mundial também abre espaço para a cultura regional. Grupos de artesãos de várias localidades estão tendo oportunidade de participar de uma Mostra Artesanal. São pessoas como Alexsandra da Silva, da Associação Artesanal Formiguinhas em Ação, que está expondo na mostra diversas peças feitas com a palha do ouricuri.
Estou tendo oportunidade de mostrar a cultura da minha região, o artesanato de Neópolis, de Sergipe. Esses eventos promovem a integração dos artesãos, posso observar o que as outras pessoas estão produzindo e vou levando essa bagagem e experiência para Sergipe, explica Alexsandra. Formiguinhas em Ação e vários outros grupos de artesãos são assistidos pelos programas do Sebrae voltados para o artesanato.
por Bruno Leonel /Ascom/Sebrae/SE