Os horários dos voos do Aeroporto Santa Maria sofrerão alterações a partir da próxima terça-feira, 14. As mudanças serão realizadas na pista principal de pousos e decolagens por conta das obras de ampliação que desde o último mês de outubro começaram a ser realizadas no local. A partir dessa data, até o final das obras – prevista para o mês de fevereiro de 2015 – a pista ficará fechada das 3h às 10h da manhã, horário em que não existem voos encaixados.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Quase três meses após o início das obras, 60% das obras de reforma dos sistemas de cobertura do aeroporto já foram concluídos e os processos de terraplanagem e desmatamento das áreas que receberão a ampliação já começaram a ser realizados. No edifício do terminal de cargas, já foram concluídos os trabalhos de recuperação da estrutura metálica da cobertura, a instalação de nova estrutura metálica na parte estrutural, a drenagem de águas pluviais, a recuperação das telhas metálicas e a construção de passarela no telhado para facilitar os trabalhos de manutenção. A previsão é de que a reforma da cobertura seja finalizada no próximo mês de abril.
“Todos os processos estão em dia com o planejado e esperamos mantê-los assim até o final. As melhorias contemplam uma área de 12.300 m², incluindo o terminal de passageiros e o terminal de cargas, com investimento de R$ 6,3 milhões. Por enquanto não precisamos interditar nenhuma aérea de movimento, pois todos os processos estão sendo feitos fora delas, mas a partir do próximo dia 14 já começaremos a fazer isso de forma planejada na pista de decolagem e pouso. Escolhemos esse horário para realizar os processos porque nenhum cliente ou empresa será prejudicado”, explica o superintendente do aeroporto de Aracaju, Luiz Alberto Bittencourt.
Mesmo com a reforma acontecendo a todo vapor no aeroporto, o fluxo de voos no local não sofreu alterações e nas festas de final de ano a média de voos se manteve estável e o número de passageiros ficou cerca de 10% maior, se comparado ao mês de novembro. “Conseguimos, mesmo com as obras acontecendo, manter a nossa média de 40 voos diários, sendo 20 decolagens e 20 pousos. No final do ano tivemos cancelamentos nos dias 24 e 31, mas em compensação tivemos o acréscimo de alguns voos extras antes e depois dessas datas, o que conseguiu manter a média de voos e ainda assim aumenta o número de visitantes”, acredita Bittencourt.
Com informações de Gabriele Frades/ Equipe JC