O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) anunciou, nesta segunda-feira (27), o nome dos presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
Para o Incra, o governo confirmou o nome de César Aldrighi, que está à frente do órgão de forma interina desde janeiro. Ele é formado pela Universidade Federal de Pelotas, tem especialização em engenharia agrônoma e é servidor de carreira do Incra desde 2004. O engenheiro ainda foi secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do governo do Rio Grande do Sul entre 2001 e 2002.
Ainda no Incra, Rose Rodrigues, professora universitária, advogada e assistente social, será a diretora de Desenvolvimento; Gustavo Souto de Noronha, diretor de Gestão Estratégica; João Pedro Gonçalves da Costa, diretor de Governança Fundiária, e Maria Rita Reis, Procuradora Federal Especializada.
Na Conab, já era público desde o início de janeiro que o deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS), que disputou o governo do Rio Grande do Sul pelos petistas, assumiria a presidência da estatal. De acordo com o governo, a demora ocorreu “devido aos trâmites legais, em especial da lei das estatais, o processo de nomeação iniciou-se somente dia 24 de janeiro, quando entrou em vigor MP que reestruturou o governo federal e vinculou Companhia ao MDA”.
A indicação de Edegar Pretto para assumir a Conab partiu do presidente Lula (PT) e se insere em um contexto de retomada de políticas públicas agrárias que ajudem a oxigenar e fortalecer a agricultura familiar. O segmento foi duramente afetado pela agenda dos governos Temer (MDB) e Bolsonaro (PL), ambos com forte característica neoliberal e com uma cartilha voltada prioritariamente para o grande agronegócio, ramo vinculado ao poder político da bancada ruralista, conhecida formalmente como Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).
Na Ceagesp, o MDA confirmou o nome de Jamil Yatim como diretor-presidente. O presidente da estatal é ligado ao PT de Jundiaí e já ocupou o cargo de diretor financeiro da Ceagesp no governo Dilma. Hamilton Ribeiro Mota, será diretor Administrativo e Financeiro do entreposto e José Lourenço Pechtoll, diretor Técnico Operacional, todos em processo de nomeação.
Sobre Rosilene Rodrigues
Professora, assistente social e advogada, Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, ou Rose Rodrigues, como prefere ser chamada, tem experiência com gestão. Já foi secretária da Agricultura no município de Estância, participou da equipe do Orçamento Participativo no primeiro mandato do então prefeito Marcelo Déda em Aracaju, e foi coordenadora estadual do programa de aquisição de alimentos – PAA, na SEIDHS. Foi professora substituta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe. Tem também uma história de militância: em 2005 ingressou na luta dos movimentos sociais, pela Cáritas Diocesana de Propriá, na luta pela reforma agrária e quilombola. Nessa discussão abraça, então, a causa da segurança alimentar e nutricional, quando nesse mesmo ano, assumiu a coordenação do primeiro Programa Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em área de projeto de assentamentos, acampamentos pelo acesso à terra, quilombola e território indígena sergipano.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias, com informações de Nicolau Soares, do Brasil de Fato