A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) concluiu nesta quinta-feira, 14, a obra emergencial da Adutora São Francisco, no Povoado Pedra Branca, em Laranjeiras. Os serviços terminaram antes do esperado pela equipe técnica da Companhia e a previsão de início de bombeamento da água é esta sexta-feira, 15, a partir das 5h.
De acordo com informações da Deso, é necessário aguardar até amanhã para iniciar a regularização do abastecimento, pois existe um calço de concreto que precisa de 24 horas para secar e não ceder com a pressão da água.
O diretor-presidente de Deso, Carlos Melo explicou que o abastecimento na Grande Aracaju será regularizado nos próximos dias. Até lá, o sistema de distribuição de água por carros pipa será mantido. “A adutora emergencial está concluída. Foi feito um bloco de ancoragem de concreto de 4 metros que necessita de 24 horas para ganhar resistência. Ligaremos a adutora amanhã, às 5 horas. O abastecimento será regularizado aos poucos, conforme a água for preenchendo a tubulação. Como vem de Propriá, a água demora entre cinco e seis horas para chegar em Aracaju. É preciso informar que nos próximos dias o abastecimento será regularizado”, informou, acrescentando que os estudos para o projeto definitivo da adutora serão iniciados e o orçamento será discutido com os governos estadual e federal.
Com a adutora emergencial será possível que 80% do abastecimento de água da Grande Aracaju seja regularizado. Desde o dia do acidente envolvendo as adutoras, a Grande Aracaju está apenas com 30% do seu abastecimento.
Acidente
A queda da ponte e o rompimento de duas adutoras do São Francisco, localizadas no povoado Pedra Branca, no início da tarde de sábado, 09, causaram o interrupção de 70% do abastecimento de água da Grande Aracaju. Com isso, as regiões de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Bairro Rosa Elze e conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, foram afetadas. Com o acidente, a Grande Aracaju teve sua capacidade de abastecimento reduzida para 30%.
Durante o período em que o abastecimento está reduzido, o volume do Poxim, Cabrita e Ibura, que originalmente alimenta a zona sul da capital, foi redistribuído para toda a Grande Aracaju.
Na última terça-feira, o governador Jackson Barreto decretou estado de emergência nos municípios de Laranjeiras e Maruim. Com o decreto, que tem duração de 180 dias, o Estado pode pedir recursos ao governo federal para reparar os estragos na adutora do São Francisco.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe