Bastante concorrida, a Cerimônia de Transmissão e Assunção de Cargo do presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Almeida Lima, contou com a participação do vice-governador Belivaldo Chagas, de diversas autoridades políticas, secretários de Meio Ambiente do Estado e dos municípios, diretores e presidentes de instituições públicas do Estado e Federal, prefeitos, familiares, veículos de comunicação e dos funcionários do órgão ambiental. Evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, no auditório de Codise.
Após leitura do Termo de Posse – ato formal realizado pela secretária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA), Josefa Ferreira Aquino -, o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, e o atual presidente da Adema, José Almeida Lima, assinaram conjuntamente o referido documento, esse, indispensável à formalização e efetivação do cargo público.
Para Belivaldo Chagas, Almeida Lima não terá dificuldades em administrar o órgão ambiental. “A história da Adema hoje é outra. Hoje a autarquia tem prestígio e força. Força essa que veio, à época, com a visão de Marcelo Déda sobre o potencial do órgão. A Adema é um órgão voltado para o desenvolvimento sustentável, e que tem em seu corpo de gestão, grandes técnicos. Um dos grandes trabalhos da casa foi o de incentivar os municípios a realizarem o licenciamento ambiental em suas cidades. Atualmente o município de Itabaiana, Socorro e Aracaju, já emitem o licenciamento. Foram desenvolvidos trabalhos importantes, que foram exercidos por Wanderlê Correia e também, pelo ex-presidente do órgão, Genival Nunes”, destacou o vice-governador.
Belivaldo encerrou sua fala afirmando que o governador fez excelente escolha ao convidar Almeida Lima para presidir a Adema. “É um nome que expressa competência. Sei que não faltará dedicação da parte do presidente para exercer as tarefas colocadas como desafios. Desejo ao novo presidente, boa sorte. Desejar sorte nunca é demais”, afirmou.
Gestão
Em seu discurso de posse, o presidente da Adema frisou realizar uma administração ecologicamente correta; economicamente viável e socialmente justa, onde seja possível a conciliação entre os bens naturais, o interesse do homem e a legislação ambiental.
De acordo com Almeida Lima, “a Adema é um instrumento jurídico que o Estado dispõe para conjugar e conciliar esses bens e esses interesses. Eu aqui estarei trabalhando para que a constituição federal e estadual seja cumprida fielmente. Mas, muito bem interpretada por nós, servidores, aplicadores da lei. A Adema não pode ser vista como um instrumento a impedir ou dificultar o desenvolvimento”, externou o presidente.
Almeida apontou que o desenvolvimento é necessário para a sustentação da sociedade. “O que se visa é o desenvolvimento social, passando pelo desenvolvimento econômico. O que não se pode também admitir é que o desenvolvimento econômico se faça a um custo oneroso, que o meio ambiente não possa pagar. Que seja sem o prejuízo da natureza e da própria humanidade. A nossa missão é conciliar a natureza, meio ambiente e os interesses econômicos”, defende o presidente da Adema.
Emocionadíssimo, o ex-presidente da Adema, Wanderlê Correia, no uso da palavra, destacou que “a natureza foi criada por Deus, e que cabe ao homem, o dever de protegê-la e preservá-la”. Externando assim, o seu perfil enquanto gestor do órgão ambiental, a Adema. À época, foi empossado em março de 2014.
Participantes
A posse de Almeida Lima foi marcada pelas presenças do presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo; pelo deputado Estadual Garibalde Mendonça; pelo ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; pelo representante da Infraestrutura; pelo prefeito de Boquim, Jean Nascimento; pelo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Said Schoucair; pelo diretor Financeiro e Administrativo da Adema, Usiel Rios; pelo secretário de Meio Ambiente de Boquim, Adelino Barbosa, entre diversas outras autoridades politicas e representantes do Governo do Estado.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Agência Sergipe de Notícias