Práticas de higiene alimentar, reaproveitamento e doenças transmitidas por alimentos. Essas e outras abordagens fizeram parte da Capacitação para Manipulação de Alimentos realizada com cozinheiros e copeiros do Abrigo Estadual Regional para Crianças e Adolescentes em Frei Paulo, na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro. A ideia da capacitação surgiu da necessidade de aprimorar o trabalho desenvolvido pelos oito manipuladores de alimentos que cuidam das crianças e adolescentes, responsáveis por preparar e servir as refeições de forma correta.
“A alimentação da faixa etária atendida aqui é muito complicada e nós estávamos tendo um problema com a quantidade de açúcar e óleo nas refeições. Então essa conversa foi necessária para que os jovens possam ser beneficiados. Hoje os manipuladores vão aprender, entre outras coisas, a lavar e preparar os alimentos da forma correta, bem como o quantitativo de comida que deve ser colocada no prato dos beneficiados, por exemplo”, conta Lucileide Rodrigues, Engenheira de Alimentos e Diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).
De acordo com Amanda Barreto, coordenadora do abrigo, a capacitação dos manipuladores de alimentos era uma coisa desejada desde a inauguração do abrigo. “Os nossos profissionais precisam saber da importância do reaproveitamento dos alimentos, do não desperdício, e isso é uma coisa que acontecia muito pouco aqui. Além disso, a maioria dos jovens se alimenta mal e prefere trocar as refeições por lanches, o que é prejudicial, de certa forma. Então, apesar de ser uma ação para os manipuladores, os grandes beneficiados serão os adolescentes que nós atendemos, já eles que vão ter um cardápio mais rico e maiores cuidados na preparação de suas refeições”, pontua.
Contando com uma equipe formada por Psicólogo, Assistente Social e Cuidadores, o Abrigo Estadual Regional para Crianças e Adolescentes em Frei Paulo atende jovens dos sexos masculino e feminino, de 0 a 18 anos, que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social. Para Lucas dos Santos, um dos cozinheiros do abrigo, a capacitação foi de fundamental importância para que o trabalho coletivo comece a ter uma melhora gradativa. “Eu não sabia de muita coisa que foi passada aqui hoje, e acredito que meus colegas também. Isso vai nos ajudar muito a realizar nosso trabalho de uma forma melhor”.
Buscando continuar com as ações de capacitação, O DSAN promoverá, na próxima quarta-feira, 27, uma capacitação para manipulação de alimentos no Abrigo Estadual Regional de Carmópolis. “Ações como essa são de grande importância e é por isso que elas serão continuadas, o trabalho foi só iniciado. Inclusive, nós realizaremos essa semana, também, um assessoramento com os cuidadores e todos aqueles que trabalham nos abrigos, buscando a operacionalização do serviço, que abordará o cuidado com as crianças e os adolescentes atendidos”, finaliza a Assistente Social e Gerente da Proteção Social Especial da Seidh, Katia Ferreira.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Instagram e no Facebook
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – SEIDH
Governo de Sergipe