Através de palestras, visitas técnicas orientadas e apresentações artísticas e culturais, integrando funcionários e sociedade, a Companhia visa conscientizar e promover reflexões sobre a importância da água para a vida
Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) durante todo o mês, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), está com uma programação especial com o ‘Águas de Março’, promovendo palestras, apresentações artísticas e culturais, além de visitas técnicas orientadas, integrando funcionários e sociedade, para conscientizar e promover reflexões sobre a importância da água para a vida.
Com o tema ‘Na Deso, todo dia é Dia da Água’, a Companhia de Saneamento é a única empresa do nordeste do Brasil assinalada no mapa-múndi de entidades que participam ativamente deste dia, além disso, sua programação é publicada no UN Water – World Water Day 2012 – projeto da ONU que desde 1992, divulga os eventos comemorativos ao Dia da Água por todo o mundo.
Motivo de orgulho, o projeto, que segundo o diretor de gestão ambiental da Deso, Wanderlê Dias Correa, proporciona a abertura de discussões sobre o uso racional da água, intensificando ações que já são desenvolvidas pela empresa, através da Diretoria de Gestão Ambiental (DGA). Para o diretor, o intuito do evento é mostrar aos sergipanos que a Deso faz muito mais que tratar e distribuir água com qualidade. “Existe também uma preocupação em alertar a sociedade sobre a preservação da origem da água, agindo com sustentabilidade sobre esse bem vital que é para todas as gerações”, justifica.
Wanderlê explica que além das palestras, que ocorrerão todas às quintas-feiras de março na sede da empresa, projetos como o ‘Deso vai a Escola’ e a ‘Escola vai a Deso’ onde visitas de alunos da rede pública e privada às estações de tratamento de água e esgoto, laboratórios e hidrometria da Companhia, serão desenvolvidos. Também serão realizadas palestras em centros de saúde e em canteiros de obras para os trabalhadores da construção civil.
Além disso, o diretor de gestão ambiental complementa que acontecerão exposições no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) de maquetes do processo de tratamento, captação e distribuição da água, exercidos pela Deso, como também apresentações teatrais e de grupos folclóricos, contando com a realização de um concurso com o menores aprendizes da empresa, onde serão premiados os melhores trabalhos com a abordagem da data comemorativa por meio de cartazes, poesias, dentre outras tarefas.
Importância da água e sua preservação
A abertura da programação do Mês da Água deste ano aconteceu na sede da empresa, em Aracaju. Com a presença de diretores, funcionários, educandos e escolares da patrulha ambiental do colégio Gaspar Lourenço de São Cristóvão. Foram abordadas a necessidade da água nos dias atuais e sua relevância para o estado. O evento também contou com a presença do diretor presidente da Deso, João Bosco Mendonça e do superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe, Ailton Francisco da Rocha.
O presidente João Bosco Mendonça explanou a importância e preocupação com a água e com o meio ambiente no estado, ressaltando a necessidade de se conscientizar sobre a perda de água e seu devido uso, afirmando que aproximadamente 58% da água captada e tratada sofre perdas. Segundo ele, a perda da produção da água, desde a captação até o consumo final, ocorre por muitos fatores, dentre eles, furto de água. “Precisamos da colaboração da sociedade para auxiliar na denúncia daqueles que usam a água tratada pela Companhia, de maneira indevida e fraudulenta”, relevou.
O superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha explanou sobre o uso da água no cotidiano e destacou sua importância para o ser humano. Segundo ele, água é vital para a vida, e tornam-se necessárias ações, que a preserve. Ailton ressaltou também as parcerias realizadas entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SRH/Semarh) , a Deso e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), elogiando as atividades e trabalhos exercidos pela Companhia de Saneamento.
O evento contou também com a apresentação cultural do grupo de Reisado da cidade de São Cristóvão e com um grande coquetel de encerramento das atividades.
Agência Sergipe de Notícias