A 9º edição do Concurso de Redação do Senado Federal tem como tema “Esporte: Educação e Inclusão”. Para participar, as instituições de ensino de Sergipe devem promover uma avaliação interna de redação entre os alunos, e enviar o melhor texto à Secretaria de Estado da Educação (Seed) até o dia 19 de agosto. A iniciativa é desenvolvida com o intuito de selecionar para participar do programa Jovem Senador um estudante de cada estado e do Distrito Federal, que tenha até 19 anos e esteja cursando o ensino médio em escola pública,
O Jovem Senador proporciona que, durante uma semana, os estudantes selecionados conheçam o funcionamento da casa legislativa, apresentando e discutindo projetos nas comissões e no plenário do Senado Federal.
Coordenadora estadual do Jovem Senador, a técnica do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), Ana Débora de França, explica que as escolas devem enviar as redações para a Seed e identificar o envelope com o nome do projeto Jovem Senador 2016 – 9º Concurso de Redação do Senado Federal.
“A Seed selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional. E no Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para escolher os melhores textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais”, explica Ana Débora, ao acrescentar que as escolas podem esclarecer suas dúvidas por meio do telefone: 79 3523 8102.
Conforme o regulamento do Jovem Senador, a divulgação do resultado está prevista para o dia 14 de outubro. O projeto conta com apoio do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretarias de Educação dos Estados, e será realizado entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, em Brasília.
Orientadores
Os professores que orientarem as redações vencedoras também participarão do Projeto na capital do país, acompanhando os alunos premiados, com uma programação especial. Alunos e professores interessados podem participar, ainda, de cursos on-line gratuitos disponíveis na plataforma Saberes, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), sobre temas relacionados ao trabalho dos jovens senadores como o Poder Legislativo, Política, Democracia e exercício da cidadania.
Dúvidas e sugestões sobre o Concurso de Redação do Senado e o Jovem Senador podem ser encaminhadas para o Alô Senado – Central de Relacionamento com o cidadão do Senado Federal, pelo telefone 0800-612211. Os interessados poderão ligar gratuitamente de qualquer ponto do país, das 8h às 19h, de segunda a sexta.
Os autores das 27 melhores redações são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Matéria extraída do Portal Agência Sergipe de Noticias.