A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), abriu na última segunda-feira (10), as inscrições para cursos técnicos na modalidade concomitante com o ensino médio. As inscrições prosseguem até o dia 14 de março.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Os cursos são voltados para alunos matriculados nas escolas da rede pública estadual que estejam cursando o ensino médio regular ou o EJAEM (Educação de Jovens e Adultos para Ensino Médio) e tenham 16 anos de idade no ato da matrícula. O estudante interessado em fazer inscrição em algum dos cursos oferecidos deverá procurar a secretaria da escola onde estiver matriculado e preencher a ficha de inscrição, informando a média anual do ano de 2013 e das disciplinas matemática e língua portuguesa. O processo seletivo ocorrerá por meio da análise das médias.
É de responsabilidade da unidade de ensino onde o candidato estiver matriculado a informação de sua média no campo indicado na ficha de inscrição. Do total das vagas ofertadas por turma nos cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC), 10% são destinadas aos alunos com deficiência.
Após o término do período de inscrição o gestor da escola onde o candidato está matriculado deve entregar, no dia 18 de março, a ficha de inscrição do aluno na sala do Serviço de Educação Profissional (Sepro), localizado no Complexo Administrativo da Seed ou na Diretoria Regional da qual a escola faz parte. A lista com os alunos selecionados será divulgada no dia 25 de março no sítio da Seed (www.seed.se.gov.br).
Matrícula
O período de matrícula para os alunos selecionados será divulgado no dia da divulgação do resultado. No ato da matrícula, o candidato classificado ou seu representante legal quando menos de 18 anos deverá apresentar cópia da carteira de identidade, CPF, duas fotos 3X4, cópia da carteira de identidade e CPF, do responsável legal, no caso de menores de 18 anos. A matrícula só será efetivada com a apresentação de todos os documentos. O candidato não poderá ter duas matrículas ativas no Pronatec.
Pronatec
Criado em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) visa ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica gratuita no país e melhorar a qualidade do ensino médio. A oferta e distribuição territorial dos cursos técnicos no Brasil são coordenadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC).
Fonte: ASN-SE