A Reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS) já está entregando as primeiras obras previstas para 2012 à comunidade acadêmica, através da sua Diretoria de Planejamento de Obras e Projetos (Dipop). Além de planejar, o referido órgão é responsável por realizar atividades de projeto e execução de obras, mediante o Departamento de Obras e Projetos (Deop).
Seguindo o cronograma estabelecido para o biênio 2012/2013, já foram concluídas as obras de reforma dos telhados e dos laboratórios de Química no Campus Aracaju, a serem inaugurados em breve, além da reforma do prédio provisório do Campus Estância, entregue à comunidade no dia 28 de abril. Estão em fase de construção as coberturas para ônibus nos campi Aracaju e Lagarto, estudos de sondagem de terreno para permitir a construção de novos edifícios no Campus São Cristóvão e as obras para instalação do Campus Glória, esta já em fase de finalização.
Concomitante à execução e entrega das primeiras obras previstas para este ano, a Dipop trabalha constantemente com a elaboração de projetos. Foi contratada uma empresa pelo IFS que vem desenvolvendo, sob orientação da diretoria, uma série de projetos. As prioridades nos trabalhos são os projetos de novos alojamentos para estudantes, blocos de didática e laboratórios no Campus São Cristóvão; estudo para pavimentação no Campus Glória; serviços de infraestrutura para retomada do Campus Itabaiana; e projetos para expansão do Campus Estância, afirma o reitor do IFS, professor Ailton Ribeiro de Oliveira.
Planejamento
No quesito planejamento, destacam-se as visitas habituais da equipe do Deop às instalações do Campus Aracaju, a fim de quantificar a infraestrutura necessária para o remanejamento de pessoal. Esse é um procedimento de grande importância para se iniciar as obras de reforma da Reitoria e Campus Aracaju. Além disso, estamos providenciando as ações necessárias para a licitação e a consequente retomada das obras nos campi Estância e Itabaiana, conta o professor Pablo Sousa, diretor de Planejamento de Obras e Projetos.
Segundo Pablo, é importante que tanto os membros das comunidades interna e externa compreendam que as obras de engenharia envolvem considerável complexidade. Esse trabalho requer que variadas informações sejam reunidas, a fim de se evitar contratempos ou falhas no decorrer do empreendimento. Geralmente, apenas a fase de execução da obra é notada pela comunidade, todavia, existe sempre a etapa do projeto, procedimento fundamental para o êxito da obra, explica Pablo.
O reitor ressaltar que a Dipop e o Deop vêm trabalhando para que o crescimento do IFS se concretize. Estamos trabalhando para que isso aconteça dentro do prazo desejado, com infraestrutura e qualidade apropriadas, garantindo, dessa forma, o desenvolvimento do nosso instituto, declara o professor Ailton.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos (CCOM)
Instituto Federal de Sergipe (IFS)