A Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) divulgou a Sondagem Industrial e a Sondagem Indústria da Construção do mês de junho de 2016. As pesquisas foram criadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de conhecer tendências e expectativas dos empresários do setor industrial. Os indicadores apresentados nas pesquisas variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo, já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.

carga tributária é um dos principais problemas enfrentados pelos empresários sergipanos. (Foto: reprodução/Portal Contábil)
De acordo com os dados da Sondagem Industrial o Volume de Produção, somou 42,5 pontos no mês em análise, ficando 1,6 pontos menor que o volume de registrado em Maio, o que indica uma retração na produção. Também foram levantadas informações sobre as dificuldades enfrentadas pelos empresários industriais de Sergipe, sendo que a “Elevada carga tributária” foi citada por 41,5% dos empresários sergipanos, como um dos principais problemas enfrentados. Seguido pela “Inadimplência dos clientes” (35,8%) e “Demanda interna insuficiente” (34%). As “Taxas de juros elevadas” (30,2%) e a “Competição Desleal” (22,6%) também foram problemas bastante citados pelos empresários.
A Sondagem Indústria da Construção mostrou que, no mês de junho de 2016, o indicador de Nível de Atividade apresentou uma queda de 4,1 pontos, permanecendo abaixo da linha divisória dos 50 pontos. A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) das empresas sergipanas foi de 77%, acima do usual para o mês, e bem acima dos resultados apresentados pelo Brasil (56%) e pelo Nordeste (55%). Ao se analisar os principais problemas enfrentados pelas empresas do ramo, a “Elevada carga tributária” foi o quesito mais citado, opção assinalada por 46,2% dos empresários. Em seguida foram apontados os problemas com “Demanda interna insuficiente” apontada por 38,5% dos entrevistados. Dando continuidade aos problemas mais enfrentados, a “Taxa de juros elevadas” e “Inadimplência dos clientes”, foram apontados por 30,8% das pessoas entrevistadas.
A análise do ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial, do mês de julho de 2016, mostrou que os empresários sergipanos começaram a recuperar a confiança, uma vez que o ICEI chegou a 49,7 pontos (2 pontos acima do registrado no mês anterior). Apesar de ficar abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o índice sergipano foi maior que o do Brasil (47,3 pontos) e o da região Nordeste (49,1 pontos).
Mais detalhes sobre a Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE), da FIES, na página: nie.fies.org.br
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Unicom/FIES
Unidade de Comunicação do Sistema Indústria