O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou na noite desta quarta-feira (18) a missa de louvor e ação de graças pelos 75 anos de Dom José Palmeira Lessa. A celebração, que ocorreu na Praça Olímpio Campos, onde está localizada a Catedral Metropolitana, marcou também a troca de comando da Arquidiocese de Aracaju. A partir de agora, Dom João José Costa passa a ser o arcebispo da capital. A cerimônia reuniu centenas de fieis, além de autoridades, como o governador Jackson Barreto, e religiosos.
“Durante a missa foi revelado o grande trabalho que Dom Lessa fez na nossa cidade, fosse como condutor dos seus fiéis por uma vida melhor e de comunhão a Deus, como também no trabalho social que ele desenvolveu nas arquidioceses de Propriá e de Aracaju. Pelas obras que realizou, ele vai deixar uma grande saudade como padre e como arcebispo, mas nós temos certeza que Dom José saberá continuar essa grande missão, e a igreja continuará crescendo e se fortalecendo em todo estado de Sergipe”, afirmou o prefeito.
Em sua mensagem de despedida, Dom Lessa, que agora se torna arcebispo emérito de Aracaju, disse que a Igreja se manterá firme neste processo de sucessão apostólica. “Esse processo jamais sofreu solução de continuidade e agora não será diferente. Ao completar 75 anos, cumpri o tempo canônico à frente da Arquidiocese de Aracaju, ofereci o melhor de mim ao longo do meu sacerdócio e vivenciei muitos desafios, buscando fazer o bem e levando adiante os ensinamentos de Jesus. Agora é um novo começar. Desejo votos de sabedoria fecunda e enriquecedora a Dom João José Costa”, destacou.
Ao tomar a palavra pela primeira vez como arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa afirmou que seguirá os ensinamentos apreendidos com Dom Lessa. “Dom Lessa fez uma escolha incansável pelos mais fracos e pobres da nossa sociedade. Abraçou, como Cristo, os mais fracos. Me sinto feliz em sucedê-lo, agradeço a acolhida nestes dois anos como arcebispo coadjutor. Pude conhecer de perto todos que integram a nossa Igreja, que está me sendo confiada. Continuarei a missão evangelizadora e buscando a unidade do rebanho”, pontuou.
O governador Jackson Barreto destacou o legado de Dom Lessa para o Estado. “Para nós, é um momento de muita alegria pelo aniversário de Dom Lessa, mas também de muita tristeza pelo término de seu mandato como arcebispo de Aracaju. Um homem que dedicou sua vida a Deus e às obras sociais, não só ao longo dos seus 20 anos no comando da arquidiocese, como também enquanto bispo de Propriá. Nós só temos a agradecer pelo grande pastor que ele foi para nosso Estado. Nós nunca vamos esquecê-lo por esse esforço inesgotável de levar a palavra de Deus ao nosso povo”, agradeceu.
Almoço
Também na quarta-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira compareceu ao almoço de aniversário de Dom Lessa. Lá, ele comparou o trabalho do arcebispo ao de um semeador. “Dom Lessa é um semeador que nunca escolheu local para semear. Ele conseguiu fazer a igreja crescer porque soube semear. E hoje está colhendo o fruto da sua semeadura, através do carinho, respeito e solidariedade da população”, afirmou.
Dom Lessa
Dom Lessa está no arcebispado de Aracaju há 20 anos, sendo dois anos como arcebispo coadjutor e 18 anos como titular. A transição foi iniciada há dois anos, com a nomeação, pelo papa, de Dom Frei João como coadjutor. A nomeação de Dom José Palmeira Lessa como bispo foi feita pelo Papa João Paulo II, há 34 anos. Na época, o arcebispo tinha 40 anos de idade. Antes de servir em Aracaju, esteve bispo auxiliar no Rio de Janeiro e bispo diocesano em Propriá (SE). Em seus 48 anos de sacerdócio e 34 de episcopado, Dom Lessa criou e instalou 67 paróquias.
O novo arcebispo
Dom João José Costa é natural de Lagarto e nasceu em 24 de junho de 1958. Membro da Ordem do Carmo, fez sua profissão religiosa em 2 de janeiro de 1986. Foi nomeado bispo da diocese de Iguatu (CE) em 07 de janeiro de 2009. Em sua trajetória, Dom João José já atuou como conselheiro da Província Carmelita, foi formador nas etapas de Postulantado e Filosofia na Província, trabalhou na Pastoral Carcerária, prestou assistência espiritual na Fazenda Esperança, em Lagarto (SE). Ao ser nomeado bispo, era prior do Convento do Carmo de São Cristóvão. Dom João é também o atual presidente da Cáritas Brasileira, mandato que deve se estender até 2019.
Presenças
Na missa de celebração também estiveram presentes os ex-governadores Albano Franco e João Alves Filho, o ex-vice-prefeito José Carlos Machado, a deputada estadual Ana Lúcia, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe Carlos Pinna, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitale e o vereador Zezinho do Bugio.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom/Edvaldo