por Moema Lopes*
O vereador Nitinho Vitale é o novo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), numa eleição de mesa com uma chapa única considerada histórica, ao contar com 15 votos favoráveis e nove abstenções. O vereador Lucas Aribé, que foi um dos que se abstiveram de votar, explica porque o resultado da eleição foi inédito.
“Mais de um terço dos vereadores se abstiveram de votar. Isso é histórico porque tivemos um processo eleitoral que não passou pela discussão de plataformas de trabalho de como pretendem conduzir o legislativo e de que forma a Câmara será acrescida. Foi uma eleição com interferência direta do Poder Executivo na composição de uma chapa e tivemos a desistência de outra chapa”, disse, ao acrescentar que pode se iniciar uma crise institucional na Câmara de Vereadores.
O vereador Nitinho demonstrou tranquilidade ao assumir a presidência da Câmara de Vereadores junto com a equipe que compõe a Chapa 1. “Procurarei fazer uma gestão justa para todos os vereadores, para a sociedade e tentar trazer para a Câmara aquilo que não foi feito anteriormente. Vinícius Porto foi um ótimo presidente, tenho que reconhecer, mas a cadeira tem que ser dada para outro colega. Eu tive essa oportunidade e vou procurar exercer seguindo o que diz a lei e a constituição brasileira”, afirma Nitinho.
Foram 15 favoráveis e nove abstenções
“Eu torço que o próximo presidente, vereador Nitinho, dê continuidade aos bons projetos que nós deixamos e melhore cada vez mais. O sentimento que tenho é de dever cumprido, encontramos a Câmara numa situação e estamos deixando em outra bem melhor”, informou o ex-presidente da Câmara de Vereadores, vereador Vinícius Porto.
Além de Lucas Aribé, os vereadores que se abstiveram de votar foram: Cabo Amintas, Emília Correira, Fábio Meireles, Iran Barbosa, Seu Marcos, Zezinho do Santos Dumont (Noberto) e Vinícius Porto. E os que votaram “sim” são: Anderson de Tuca, Palhaço Soneca, Antônio Bittencourt, Pastor Alves, Izaac, Jason Neto, Bigode do Santa Maria, Américo, Evandro, Doutor Gonzaga, Nitinho, Manuel Marcos, Priscila Lima (Kiti) e Thiaguinho Batalha.
Com 15 votos a favor e nove abstenções, ficou assim definida a nova Mesa Direta: Nitinho (PSD) – presidente; Juvêncio Oliveira (DEM) – vice; Dr Gonzaga (PMDB) – 1º secretário; Isac (PCdoB) – 2º secretário e Thiaguinho Batalha (PMC) – 3º secretário.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Moema Lopes, do Portal Infonet