Informações do G1 SE
A partir das 14h desta terça-feira (13), o serviço de transporte particular da Uber vai estar disponível em Aracaju. A capital sergipana é a 37ª cidade no Brasil a receber o aplicativo, que enfrenta ainda a resistência de taxistas e de leis municipais.
Em Aracaju, um Projeto de Lei criado pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Vinicius Porto foi aprovado e proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas. O vereador diz que só vai se manifestar sobre o assunto após a implantação do serviço.
Sobre as polêmicas que envolvem o serviço ofertado pelo aplicativo nas capitais onde atua, o gerente de comunicação da Uber, Pedro Proncho explica que o serviço prestado pelos motoristas parceiros da Uber é o de transporte individual privado, uma modalidade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei Federal 12.587/2012).
“Estamos à disposição do poder público para debater melhorias da mobilidade urbana. Para que as pessoas possam ter mais opções de transporte”.
Ele informou ainda, que na capital sergipana a modalidade ofertada será o Uber X, categoria com as tarifas mais baixas, carros com quatro portas, ar-condicionado e fabricados a partir de 2008. A tarifa da viagem é calculada com base na quilometragem e no tempo de deslocamento: a tarifa de base – custo de chamada – é de R$ 2,50, acrescida de R$ 1,20 por quilômetro e R$ 0,14 por minuto.
Como funciona
Para utilizar o Uber, os usuários devem baixar o aplicativo no celular e fazer um cadastro, inserindo um cartão de crédito, por meio do qual será feita a cobrança. Pelo App, o passageiro indica o local de origem e o motorista mais próximo é acionado. Após o percurso, o usuário avalia o motorista, em uma escala de zero a cinco estrelas, e o condutor também avalia o passageiro.
Segundo Pedro Prochno, gerente de comunicação da Uber, o tempo médio de espera no Brasil para a chegada do carro é de cinco minutos. “É possível que esse tempo seja um pouco superior durante a implantação ou em alguns horários, mas a meta é que ele seja de cerca de cinco minutos como acontece em outras capitais”.
O gerente reforçou que os motoristas parceiros passam por um cadastro e por checagem de antecedentes criminais. Além disso, o usuário do serviço pode compartilhar informações sobre o motorista, placa do veículo e trajeto. “É possível compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem o usuário desejar, com um familiar ou um amigo, por exemplo”, disse
A empresa não informou quantos motoristas foram cadastrados em Aracaju, apenas que o objetivo é ter parceiros suficientes para atender os usuários em até cinco minutos.
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