Na tarde desta quinta-feira (8), o presidente da República, Michel Temer, reuniu-se com o ministro da Integração, Helder Barbalho, e a bancada de parlamentares da Paraíba para discutir a crise hídrica no estado.
Como forma de diminuir os problemas de abastecimento na região, Barbalho afirmou que devem ser iniciadas obras nos eixos leste e norte do empreendimento a partir de fevereiro, de modo a irrigar estações de abastecimento na Paraíba e Rio Grande do Norte.
Barbalho reforçou que o governo federal vai entregar as obras da transposição do Rio São Francisco para abastecer a população. “Estamos avançando para que essas obras possam logo ficar prontas e que a transformação seja da qualidade de vida, já que envolve abastecimento humano, como também o apoio hídrico para a produção na região”, ponderou o ministro.
Neste período, o governo autorizou ações emergenciais para mitigar efeitos da estiagem no estado, como o uso de carros-pipa e instalação de adutoras de engate rápido. Ao todo, segundo ministro, mais de R$ 1 milhão foram investidos pelo governo federal no estado para a execução dessas obras.
“Isso demonstra o compromisso do governo federal em enfrentar o desafio da seca e garantir políticas públicas que possam trazer qualidade de vida para a população do Nordeste.”
Acordo
O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que também esteve no encontro, afirmou que o acordo, depois de ser analisado pelo Ministério do Planejamento, deve beneficiar 30 cidades e até 280 mil habitantes que sofrem com os efeitos da seca.
A previsão é que as obras comecem em fevereiro do ano que vem. “Será uma obra de extrema importância e emergencial. Da forma como está planejada, com contrato com o Banco Mundial, o projeto vai chegar apenas em outubro. Não tem condições de o estado da Paraíba esperar esse tempo todo, e isso será apressado, conforme o compromisso do presidente e do ministro Helder Barbalho”, disse o senador.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Informações do Site Planalto