O medo no trânsito é algo mais comum do que se imagina. As motivações podem ser as mais variadas, desde a própria dinâmica no trânsito, mais acelerada e por vezes estressante, até características particulares. Segundo Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida, aqueles condutores que têm medo de dirigir na rua, mostram insegurança em outros âmbitos da vida.

Especialista orienta a melhor forma de tratar o problema para quem quer dirigir. (Divulgação)
“Geralmente, as pessoas que possuem medo do trânsito, não é somente do trânsito, são perfis que possuem uma ansiedade, e, ocasionalmente, podem canalizar para o transito esse medo.
É pertinente ressaltar que medo e ansiedade caminham juntos, são praticamente sinônimos.
Atualmente, existem escolas especializadas em pessoas que possuem medo do trânsito. Vale a pena averiguar qual a sua metodologia ou adquirir aulas extras com a finalidade de sentir-se seguros ao volante na hora de encarar o trânsito”, explica.
A psicóloga ainda aponta que o trânsito tem sido visto como fator estressante da dinâmica diária, logo, para um condutor de primeira viagem torna-se um fator estressante e perigoso.
Além disso, a insegurança acaba atrapalhando muitas pessoas na hora de fazer os exames práticos do Detran, o ideal é que o candidato respire fundo e se concentre no que aprendeu durante as aulas.
“O medo pode ser paralisante para muitos condutores. Neste caso, o ideal é que o condutor sinta-se preparado para a situação de rua. Se o fizer como aprendeu, não há motivo para reprovação. Os instrutores estão para uma avaliação do que aprenderam no período da auto-escola”, esclarece Sarah Lopes.
A especialista alerta que em momentos de conflito no trânsito, o ideal é entrar em contato com os órgãos competentes para averiguar e julgar a situação. “Pessoas inexperientes ou que estão irregulares possuem a tendência de deixar o contato ou querer resolver por conta própria a situação. Porém, o ideal, é falar com alguém que possa resolver de forma imparcial a situação”, frisa.
Para a superação do medo e da ansiedade, o condutor poderá buscar acompanhamento com um psicólogo, controlar melhor a respiração, conhecer o carro e procurar ruas tranquilas para dirigir no começo.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Da Assessoria de Imprensa