Bebês que nasceram com microcefalia tiveram uma festa em comemoração ao primeiro ano nesta sexta-feira (14) no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU/UFS). O aniversário coletivo foi para 15 crianças que nasceram entre junho e outubro do ano passado.
“Estou muito honrada e quero dizer a todas as mães que o mais importante de tudo é ter fé, lutar pela saúde dos seus filhos. Hoje eu vejo como meu bebê já se desenvolveu, com o apoio dos médicos, dos fisioterapeutas e de todo mundo que me ajuda nessa luta”, disse a mãe de um aniversariante, a agricultora Edilene Santos.
Os familiares também participaram da confraternização simbólica, com decoração, bolo, palhaços e presentes. “Só posso agradecer à equipe que desde o nosso primeiro mutirão para atender a esses casos tem feito um esforço muito grande. Todos abraçaram esse processo com carinho e compaixão, chego a ficar sem palavras para externar a minha emoção nesse momento”, afirmou a superintendente do hospital, Angela Silva.
De acordo com informações da Divisão de Gestão de Cuidados do HU que cerca de 80 crianças são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. “Desde o primeiro mutirão no ano passado, mais de 100 crianças já passaram pelo ambulatório, sendo que 60 delas tiveram diagnósticos de microcefalia confirmados e algumas permanecem em avaliação”, explicou a responsável pela divisão, Ana Paula Lemos.
Joelma Marques e o bebê de um ano moram em Tobias Barreto, município localizado a 127 km de Aracaju, ele é acompanhado no HU desde os dois meses. “Fico muito feliz vendo a evolução dele a cada dia, ficando de pé, com o pescoço durinho, reconhecendo a família”, declarou.
O evento foi realizado com o apoio de funcionários do hospital, da Sociedade Amigos do Hospital Universitário de Aracaju (Soahu-Aju), Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest). Quem quiser contribuir com os próximos aniversários, que ocorrerão em dezembro e em fevereiro, deve entrar em contato com o Serviço Social através do telefone (79) 2105-1775. As colaborações podem ser por meio de brinquedos que estimulem o desenvolvimento, adequados à idade e à condição da criança e itens para a festa.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Informações G1 SE.