O Preuni leva aos jovens de 44 polos, distribuídos em 29 municípios, a disseminação de conteúdo cobrado no Enem. A Secretaria de Estado de Educação acredita que a data da prova, dias 05 e 06 de novembro, mais de 17 mil estudantes tenham frequentando os aulões.
A rede estadual de ensino oportuniza que mais de 14 mil estudantes tenham acesso às revisões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o mês de novembro, mais alunos terão acesso a aulas de preparação do Programa Pré-universitário (Preuni). A iniciativa leva aos jovens de 44 polos, distribuídos em 29 municípios, a disseminação de conteúdo cobrado na avaliação. Do ano passado para cá, foram criados sete polos e 450 vagas.
De acordo com o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), Fábio Leite, desde sua criação, no ano passado, o Aulão do Preuni [revisão do programa] tem engajado cada vez mais alunos. “Percebemos que a cada iniciativa, a participação é maior. Em média, temos 800 alunos por aulão, com exceção de Lagarto, que é nosso maior polo no Programa Pré-universitário. Este ano, já reunimos 1.430 alunos em um aulão”, comemora.
Jonas Martins de Oliveira Neto, Germânia Victória de Jesus e Isis Rebecca Lima – alunos do Preuni do Polo Jackson Figueiredo, em Aracaju – elogiam a iniciativa e dizem que os aulões ajudam bastante na preparação para o Enem.
“Estudo manhã, tarde e noite para o Enem. Estou participando dos aulões e gostando muito, pois o conteúdo é passado de forma resumida e atrativa. Fora isso, tenho que elogiar também a estrutura, o ambiente e os professores, que buscam novas maneiras de explicar assuntos considerados chatos”, explica Jonas.
Isis elogia a iniciativa e conta que participa de todas as oportunidades. “Tenho ido a todas as revisões. Elas são ótimas, as aulas são sempre interessantes e os professores interagem bastante. Tenho apenas três horas por dia para me preparar para o Enem, então é muito importante ter essas aulas extras neste formato mais dinâmico”, garante Isis.
A estudante Germânia Victória disse que os aulões a ajudam a assimilar os conteúdos de disciplinas de exatas, as quais ela tem mais dificuldade. Para atender a alunos que, assim como Germânia, têm dificuldade na área de exatas, Fábio Leite conta que as aulas de matemática tiveram horário estendido. “Nos últimos aulões, resolvemos aumentar o tempo da disciplina. Adotamos essa estratégia também nos polos e focando nos assuntos que mais caíram no Enem nos últimos anos”.
O professor de filosofia André Moreira credita o sucesso dos aulões à aproximação dos temas com o cotidiano dos alunos. “O grande segredo da filosofia e outras disciplinas é a linguagem. Posso pegar, por exemplo, o tema: o discurso dos políticos nas eleições 2016 e, através dessa linguagem, fazer uma ponte para os sufistas que viveram no início da democracia grega. E aí dá para fazer um contraponto e conversar com os alunos na linguagem deles”.
Tal opinião também é partilhada pelo professor de biologia Sílvio Patrício Vieira. “Procuramos fazer as aulas de forma temática, de forma mais atrativa e também de maneira que possamos englobar os conteúdos de outras disciplinas”.
Do início do ano até agora, já foram realizados 18 aulões, sendo nove em Aracaju. O último ocorreu neste sábado, 08, na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano. No dia 15, estão programados aulões em Aracaju e Itabaiana.
Preuni
Para colaborar na preparação de estudantes de escolas estaduais que estejam cursando o 2º ou 3º ano ou egressos da rede pública que já tenham terminado o ensino médio, o Governo de Sergipe disponibiliza o Preuni. A iniciativa proporciona a milhares de alunos a oportunidade de ter acesso a um curso preparatório estruturado, com material didático atualizado com questões recentes do Exame Nacional do Ensino Médio e aulas extras, oficinas de redação, simulados e revisões.
“O Pré-universitário está crescendo bastante e tem credibilidade não só na capital, como em todo o interior. É um projeto que consegue alcançar seu objetivo, que é fazer com que esses meninos sintam-se preparados para o Enem”, diz a coordenadora do polo Jackson Figueiredo, Ana Paula Lima Freire.
A profissional destaca a atuação do polo no ano passado, ao conseguir a aprovação de 35 alunos na Universidade Federal de Sergipe. “Ano passado, tivemos um valor significativo de aprovados no Enem e, mesmo os que não estavam na primeira lista, saíram nas demais, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros ainda foram para universidades particulares. Nossos alunos foram para os campi de São Cristóvão, Laranjeiras e Glória e tivemos um aprovado em Enfermagem na Federal do Rio de Janeiro”.
Fábio Leite frisa que, embora o foco do Preuni seja preparar os alunos para o Enem e consequentemente, para o ingresso em universidades federais, há alternativas para os alunos que não conseguirem a aprovação. “Preparamos os alunos para que eles possam ir para a universidade federal de sua escolha. Mas, mostramos a eles que existem outros caminhos, que eles podem alcançar o sonho da universidade pelo Enem, Sisu, Prouni, Fies ou até mesmo os próprios financiamentos das faculdades. Eles podem, também, tentar novamente. O que não devem fazer é desistir”.
Transporte
O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 05 e 06 de novembro. Nesses dias, o Governo disponibilizará mais de 100 veículos – entre ônibus, micro-ônibus e vans – para que os alunos do interior do estado possam fazer o Enem nos 29 municípios onde o exame é ofertado. Além do transporte, serão distribuídos 20 mil canetas e 70 mil copinhos de água.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Secretaria de Estado da Comunicação Social
Governo de Sergipe