A diretora do Presídio Regional Senador Leite Neto, Renata Azevedo, confirma que 39 homens fugiram da unidade na noite de sexta-feira (7) utilizando um túnel. O presídio fica localizado no município de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano. Equipes policiais continuam fazendo buscas e, até o fechamento desta reportagem, apenas quatro haviam sido recapturados. Entre os foragidos, criminosos de alta periculosidade acusados de diversos homicídios.
Renata Azevedo explica que os detentos utilizaram buracos feitos anteriormente e que não foram usados na outra fuga em massa registrada no dia 29 de setembro deste ano, quando mais de 30 escaparam também por um buraco. Apenas três desses, foram recapturados até este sábado (8).
O presídio está interditado desde o primeiro semestre deste ano pelo juiz Hélio Mesquita, da Vara das Execuções Criminais, por causa da superlotação.
De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Secretária de Justiça do Estado de Sergipe (Sindpen), o presídio tem sete guaritas e em nenhuma tem vigilância. Mesmo após as fugas, o presídio tem o dobro da capacidade, abriga 345 detentos e foi feito para receber apenas 150 internos.
Na noite de sexta-feira (9) estavam trabalhando apenas cinco agentes penitenciários. “Essas fugas em massa já eram esperadas, devido ao total descaso por parte do governo com o sistema prisional sergipano”, revelou o presidente do Sindpen, Luciano Nery.
O delegado Jorge Eduardo dos Santos Filho informou que três mulheres, parentes de detentos, foram presas por ajudarem na fuga. Um taxista também foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos, mas foi liberado em seguida.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Com informações do G1 SE