Nesta sexta-feira, 23, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), autoriza a ordem de serviço para o plano de combate à desertificação, objetivando reflorestar áreas da caatinga e matas ciliares. O ato acontece às 10h, no Povoado Cajueiro, município de Poço Redondo, no Alto Sertão do Estado, e representa um investimento de mais de R$ 2,3 milhões, beneficiando sete municípios.
A ordem de serviço compreende a implantação de duas unidades de referências em técnicas de recuperação de áreas degradadas (recuperação de matas ciliares e riachos dentro da área de assentamentos, construção de viveiros para produção de mudas), sistemas agroflorestais (produção de alimentos agroecológicos) e eficiência energética (manejo florestal sustentável da caatinga para a produção de lenha e carvão), no povoado Cajueiro em Poço Redondo, e no assentamento Nossa Senhora do Carmo, em Porto da Folha.
Além disso, contemplará 20 comunidades rurais e assentamentos, com recuperação de áreas degradadas, sistemas agroflorestais e eficiência energética, com aporte financeiro de R$ 50 mil para cada uma.
Uma vez implantadas as unidades, será feita a seleção para as 20 comunidades, divididas pelos municípios de Poço Redondo, Canindé dE São Francisco, Porto da Folha, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Gararu e Nossa Senhora de Lourdes.
Sergipe já possui um Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos efeitos da seca, lançado pela Semarh, seguindo as normas do MMA.
Fundo Clima
O Fundo Clima visa estabelecer mecanismos de combate à desertificação, contribuindo com a redução dos impactos da mudança do clima e à adaptação a seus efeitos.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Ascom Semarh