O município de Simão Dias, na região sul do estado, berço de quatro governadores e inúmeros juristas, tem um novo fórum. Inaugurado na manhã desta sexta-feira, 26, o espaço leva o nome de um de seus filhos mais ilustres: o ex-governador Marcelo Déda. O governador Jackson Barreto, acompanhado pelo vice-governador, Belivaldo Chagas, acompanhou a solenidade e declarou estar satisfeito com a homenagem do Poder Judiciário a Marcelo Déda.
“Fico extremamente feliz de participar desse evento ao lado de Belivaldo Chagas, que é simão-diense e fico feliz com essa homenagem que o Poder Judiciário presta ao homem público que sabia nortear perfeitamente o significado da frase ‘os poderes são independentes, porém harmônicos entre si’. Marcelo Déda foi um cumpridor fiel dessa orientação. A comarca de Simão Dias é muito importante não apenas pelo seu tamanho, mas pelo talento jurídico que Simão Dias sempre prestou ao estado de Sergipe. No mais, é dizer que Simão Dias ganha um belo fórum e um fórum que leva o nome de um homem que honrou a tradição jurídica dessa terra”, disse.
Belivaldo Chagas, em seu discurso durante a solenidade, exaltou o Poder Judiciário Sergipano, em suas palavras, um dos melhores do país. “Temos um Poder Judicário voltado ao melhor atendimento de sua população, por isso é reconhecido e tem sido até hoje o melhor do país”. O vice-governador falou também da incumbência que lhe foi dada, de encontrar um terreno, que se adequasse às necessidades da comarca do município e agradeceu ao presidente do Tribunal de Justiça em nome de todos os simão-dienses.
“Recebi uma ligação do então desembargador do Tribunal de Justiça, Cláudio Déda, e ele me disse que havia recebido um telefonema do governador Marcelo Déda, pedindo que ele me procurasse para que juntos escolhêssemos esse terreno em Simão Dias para a construção desse fórum e cabia ao Estado ceder o terreno. Saímos à procura de um local e nos deparamos com esse espaço por ele estar exatamente na entrada da cidade, onde a gente entende ser o local para o crescimento do próprio município. O espaço pertencia à Codise e em tempo recorde a Assembleia Legislativa aprovou a doação desse terreno. Hoje, estamos aqui inaugurando esse prédio com excelentes instalações, na esperança de que bons serviços serão prestados à nossa população. Obrigado presidente Luiz Mendonça pelo presente que o Poder Judiciário dá ao povo de Simão Dias”, afirmou Belivaldo.
O desembargador aposentado Cláudio Dinart Déda Chagas se emocionou ao lembrar-se de seu irmão mais novo. “Registro a grande contribuição, ainda em vida, do meu irmão, o governador Marcelo Déda para a viabilização deste investimento cuja memória a partir de hoje ficará imortalizada, como patrono dessa nova sede da comarca de Simão Dias, nossa terra natal”.
Estrutura
O novo espaço substitui o antigo Fórum Desembargador Gervásio de Carvalho Prata, cuja estrutura tornou-se insuficiente para atender as demandas da comarca. A construção do prédio foi autorizada em novembro de 2014 e a obra custou R$ 3,6 milhões. No local, funcionarão duas Varas.
O prédio conta com dois pavimentos com recepção, auditório, salas de custódia, cartório, gabinetes para juízes, promotores e defensores, salas de audiência, conciliação e da OAB, central de mandados, depósito de apreensão, área de serviço, refeitório, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, guarita de segurança, aposentos completos para Juiz e Promotor, como também garagens cobertas.
A área construída totaliza 1.719 m², sendo possível ampliar o fórum, caso haja necessidade. Todo o prédio atende aos requisitos de acessibilidade, possuindo também sistema de cabeamento estruturado objetivando a virtualização processual, salas climatizadas, grades nas janelas e portas, além de guarita para controle de acesso.
Homenagem a Marcelo Déda
A homenagem do TJSE ao Governador Marcelo Déda nomeando o novo Fórum de sua cidade natal com o seu nome, foi aprovada por unanimidade em 23/03/2016 pelo Pleno do TJ. Marcelo Déda nasceu em Simão Dias, em 11 de março de 1960 e faleceu em 02 de dezembro de 2013. Ele foi advogado, cineasta, poeta, deputado federal, prefeito de Aracaju e governador do Estado de Sergipe.
“A gente se sente muito honrado enquanto família. Se ele estivesse aqui, com certeza estaria muito emocionado e orgulhoso em ter o nome dele estampado no fórum, que é uma casa para receber o povo e fazer justiça e dentro da cidade que ele nasceu. Ele era tão orgulhoso em dizer que era daqui e que a origem da nossa família é daqui de Simão Dias e ele nunca deixou de reafirmar isso o tempo inteiro. A gente fica super feliz com as homenagens de antes e essa, especialmente por ser na cidade em que ele nasceu”, declarou Yasmin Déda, filha do ex-governador.
Presenças
Estiveram presentes no evento os filhos de Marcelo Déda; o vice-presidente do Instituto Marcelo Déda, Oliveira Júnior; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Luiz Mendonça; o desembargador aposentado Cláudio Dinart Déda Chagas; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Osório Araújo; o procurador-geral do Ministério Público em exercício, Paulo Lima de Santana; a procuradora geral do Estado, Aparecida Gama;a deputada estadual Goretti Reis; o deputado estadual Garibalde Mendonça; o desembargador Edson Ulisses de Melo; o diretor do Fórum Governador Marcelo Déda, Sidney Almeida; o juiz da comarca, Henrique de Carvalho e o procurador-geral do município, Bruno Pinto.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Informações Agência Sergipe de Noticias