O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, vai intensificar o combate ao comércio clandestino de aves em Sergipe. Esta semana, o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Esmeraldo Leal, se reuniu com a diretora da Associação Sergipana dos Avicultores (Asda) para discutir o tema. Em reunião, a Asda se mostrou disposta a fazer uma parceria, para que, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e órgãos de fiscalização sanitária de estado, o combate ao comércio clandestino seja intensificado. Segundo a associação, o comércio de aves vindas de estados vizinhos ameaça a produção local.
Esmeraldo Leal elogiou a iniciativa da Associação e afirmou que o trabalho de fiscalização pode ser ainda mais intensificado. “A Emdagro já desenvolve um trabalho eficiente de fiscalização sanitária, mas a parceria com a Associação dos Produtores e com a Secretaria de Segurança Pública pode intensificar ainda mais este trabalho de combate ao abate e comércio clandestino de animais”, ressaltou o secretário.
A Associação dos Avicultores denuncia que a principal porta de entrada do comércio irregular é na divisa com a Bahia. Segundo a Asda, em 2015 o estado de Sergipe produziu 1,8 milhão de aves, mas, por conta do aumento do comércio clandestino, o ano de 2016 está com uma produção de 600 mil aves a menos.
Em apoio aos produtores de aves, o secretário da Agricultura convidou a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, para participar da reunião, além de designar um assessor para participar como representante da Seagri no diálogo com a Segurança Pública.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Da Ascom/Seagri