Por sua complexidade, o revezamento da Tocha Olímpica, que neste fim de semana chega a Sergipe, depende de uma organização minuciosa, que envolve centenas de pessoas, equipamentos e veículos. Afinal, ao término do tour, terão sido percorridos cerca de 30 mil km durante 97 dias de revezamento. Serão 329 cidades visitadas. Para que tudo ocorra de acordo com o que foi planejado, uma megaoperação foi montada e vem sendo executada pelos Correios, Operador Logístico Oficial do Revezamento da Tocha Olímpica e dos Jogos Rio 2016.
No revezamento, que teve início em 3 de maio, em Brasília, e termina no dia 4 de agosto, no Rio de Janeiro, três caminhões dos Correios estão realizando o transporte de tochas, uniformes, água, material de escritório, equipamentos de informática e bagagem de toda a equipe organizadora e de apoio, formada por 378 pessoas. Cada veículo percorrerá, ao final dos trabalhos, cerca de 30 mil km. Ao todo, 28 motoristas se revezarão na condução dos caminhões, e 250 carteiros darão apoio operacional durante o trajeto.
Por serem o Operador Logístico Oficial dos Jogos Rio 2016, além de patrocinadores do evento, os Correios puderam indicar nomes de alguns empregados para conduzirem a tocha. Em Sergipe, cinco ecetistas participarão do revezamento, na capital e no interior, representando todos os empregados da estatal no estado. Eles foram escolhidos com base em critérios ligados ao desempenho. Um dos empregados representará as ações de Gestão Ambiental dos Correios, cujos melhores resultados em 2014/2015 foram alcançados em Sergipe, que cumpriu 100% das metas estabelecidas pela empresa.
Jogos Rio 2016
A megaoperação logística dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, considerado o maior evento esportivo do mundo, vai envolver a movimentação de cerca de 30 milhões de itens, incluindo 980 mil partes de equipamentos esportivos, 120 mil cadeiras, 30 mil camas, 30 mil colchões, 36 mil bagagens de atletas, 8,6 mil custódias (amostras de antidoping) e 300 quilômetros de barreiras (alambrado), entre outros objetos.
A área total de armazenagem é de 100 mil m², divididos em três armazéns, o equivalente a 12 campos de futebol. Mais de duas mil pessoas estarão envolvidas na operação logística. Serão utilizados cerca de 170 caminhões e dois mil equipamentos de movimentação (paleteiras, empilhadeiras, trator, guindaste e outros). No total, serão aproximadamente 200 veículos, que percorrerão 1,2 milhão de km.
Pioneirismo e expertise
Esta é a primeira vez que um operador postal público realiza a logística dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A empresa foi selecionada em um processo de concorrência internacional e deve repetir a experiência bem sucedida da operação logística dos Jogos Pan Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, quando os Correios ficaram encarregados de todo o transporte e montagem da estrutura da competição.
A empresa já é responsável por megaoperações logísticas, entre elas a distribuição de urnas eletrônicas nas eleições, de livros didáticos para escolas de todo o país e a entrega e coleta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de Operador Logístico Oficial dos Jogos Rio 2016, os Correios também patrocinam o evento, que vai reunir 15 mil atletas de 205 países.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Ascom/Correios