Hoje, dia 16 de maio, é a data em que se celebra o Dia do Gari. A data comemorativa é lembrada desde o ano de 2004, quando foi aprovado na Câmara de Vereadores de Aracaju o projeto de lei nº 3.150 de autoria do vereador Emmanuel Nascimento (PT), cujo conteúdo estabeleceu a data dedicada aos trabalhadores da limpeza dos espaços públicos da cidade.
Para o autor do projeto, a categoria merecia ganhar um dia no calendário, assim como diversas outras profissões. “Antes de tudo, os garis merecem o respeito da sociedade e foi pensando nisso que decidimos instituir essa data comemorativa. São eles que ajudam a manter a nossa cidade mais limpa e zelam pela saúde dos cidadãos aracajuanos”, ressaltou Emmanuel.
Ainda segundo Emmanuel, se tem o Dia do Médico, Dia do Jornalista e variadas profissões, porque não reconhecer o trabalho dessa categoria que mantém limpas as ruas da cidade, faz a coleta de lixo, nos possibilitando uma melhor qualidade de vida?” Esse foi o nosso objetivo, de reconhecer a importância e o trabalho realizado por esses profissionais”.
Dia do Gari
No dia 5 de janeiro de 2004, o Dia do Gari começou a fazer parte do calendário de comemorações oficiais do município de Aracaju, através da Lei Municipal 3.150. A data é dedicada aos profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam, lavam e desinfetam vias públicas.
O nome gari também é uma homenagem ao francês Aleixo Gary, que no século XIX se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro, ao firmar com o Ministério Imperial contrato, em 11 de outubro de 1876, para organizar o serviço de limpeza da “cidade maravilhosa”, instituindo, assim, a profissionalização da atividade.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Matéria enviada pela Assessoria de Imprenssa