Em parceria com a Central Única das Favelas de Sergipe (CUFA), o Ministério da Saúde realizou na manhã deste sábado (07), no Conjunto Bugio, em Aracaju, o Faxinaço, que reúne várias ações e atividades contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. À tarde, o Bairro Industrial, foi o centro da mobilização.
No Bairro Industrial e no Conjunto Bugio, o Faxinaço mobilizou milhares de moradores que foram conscientizados da importância em combater o mosquito. Líderes comunitários e profissionais das áreas de saúde e educação visitaram centenas de residências para identificar possíveis focos de larvas do mosquito e eliminá-los.
O evento contou com a presença de autoridades, artistas, lideranças comunitárias e a comunidade em geral. A rapper Nega Giza, uma artista de grande representatividade nas comunidades, esteve presente na abertura do Faxinaço, no Bairro Industrial.
“Essa bela parceria do Ministério da Saúde com a CUFA tem por finalidade fazermos essa campanha contra o zica vírus, mobilizando toda a comunidade para combater o mosquito Aedes Aegypti, esse mosquito que está causando tanta doença, dúvidas, transtornos, dores e sofrimento no nosso Brasil. Temos agora a ação do grafiteiro, porque podemos também combater o mosquito com cultura, com dança, com música. E a partir disso a gente tem uma boa conscientização. Esse momento que estamos fazendo aqui é um despertar e saber que a gente tem que viver, e pra isso a gente tem que estar preocupado com o momento atual da saúde. E as autoridades governamentais estão fazendo sua parte, agora cabe a nós, comunidade, fazermos a nossa parte também”, discursou Nega Giza na abertura do evento.
Durante o evento, os moradores foram convidados a integrar o grupo de combate ao mosquito e continuar a vistoria nas casas dos vizinhos, formando assim, uma corrente de mobilização.
O representante do Ministério da Saúde, Breno Valadares, também participou da abertura do Faxinaço, em Aracaju. Ele convocou a comunidade a ser um exército no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
“Cuidar da saúde da população sempre é importante. Esse projeto é especial por que ele quer cuidar da vida das pessoas que é o que importa. Cuidar das grávidas, das nossas crianças e da população em geral. Nessa parceria do Ministério da Saúde com a CUFA, a gente visita as comunidades, fazendo um faxinaço, alertando as pessoas da importância de você combater o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a chikungunya, a zica e a dengue. E a gente sabe o mal que a zica tem feito para nossas mães, pra nossas crianças e para a nossa comunidade. Então, eu convoco cada um de nós pra ser soldado nessa luta. Na luta do bem, na luta pelo combate ao mosquito, na luta pela qualidade de vida e na luta pela própria vida mesmo”, salientou.
Antes, durante e depois da abertura do Faxinaço, foram distribuídos panfletos informativos sobre prevenção e combate aos criadouros, além de material para auxiliar a limpeza, como luvas, buchas, escovões e baldes. A mobilização contou ainda com apresentações de DJs, grupos de dança e grafitagem.
As ações de mobilização em todos os setores e esferas públicas fazem parte de um dos eixos do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegypti e à Microcefalia, lançado em dezembro de 2015 pela presidente Dilma Rousseff. A ideia é aproveitar o conhecimento, recursos humanos e outros tipos de apoio para integrar as ações de combate ao mosquito, ampliando a mobilização para além do setor de saúde.
Neste domingo, o Faxinaço estará na Praça Ulisses Guimarães, no Bairro Santos Dumont, Zona Norte de Aracaju. A mobilização terá início às 09h30, e contará com a presença do rapper MV Bill.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação SE Notícias