O Auditório Manoel Silva Monteiro, na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Aracaju, será palco na próxima quinta-feira, 5, de evento que irá debater os 18 anos de existência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O evento em comemoração aos 18 anos do Pronera terá início a partir das 08 horas e a sua programação com palestras, debates e depoimentos terá prosseguimento até as 13 horas.
O evento, que contará com a participação de estudantes e ex-alunos de cursos promovidos pelo programa em Sergipe, tratará de temas como os avanços alcançados pelo Pronera no estado e os principais desafios que deverão ser enfrentados nos próximos anos. “O Pronera é, sem dúvida, um dos mais contundentes instrumentos de transformação social que temos no país e é crucial que busquemos sempre esse diálogo com os movimentos sociais para assegurar que oprograma continue avançando, gerando oportunidades e atuando de forma decisiva na redução das desigualdades”, analisou André Luiz Bomfim Ferreira, superintendente regional do Incra em Sergipe (Incra/SE).
Além de membros de comunidades quilombolas e movimentos sociais, também devem marcar presença no evento, representantes do próprio Incra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do governo do Estado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O Pronera em Sergipe
Em Sergipe, ao longo dos seus 18 anos de existência, o Pronera já beneficiou diretamente a 909 agricultores assentados e/ou seus filhos, oferecendo cursos de alfabetização, magistério e nos Ensinos Fundamental, Técnico e Superior. Para a formação superior, o programa já ofereceu, em parceria com a UFS, cursos de Pedagogia da Terra e Engenharia Agronômica, que somados, asseguraram a graduação de 97 jovens, além do curso de Residência Agrária, para profissionais já formados e que atuam nos assentamentos sergipanos.
Atualmente, o programa desenvolve, por meio do IFS, um curso tecnólogo em Agroecologia, com 50 alunos matriculados.
O Pronera também possui um novo curso já aprovado para Sergipe. Destinado à formação de técnicos em Saúde Bucal, o curso, que deverá entrar em funcionamento nos próximos meses, será desenvolvido por meio de uma parceria com o governo de Sergipe.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Ascom Incra