Com o objetivo de valorizar o trabalho de artistas e produtores que contribuem com o desenvolvimento cultural do Estado, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promove na quinta-feira, 31 de março, a entrega da Medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto. A homenagem é prestada, anualmente, para pessoas ou entidades atuantes entre as áreas de música, teatro, dança, artes visuais, literatura, cultura popular, pesquisa ou apoio cultural.
Este ano, a cerimônia contará com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, que também está entre os oito homenageados desta edição. “A presença do Ministro é muito importante para nós, não apenas pela representatividade que ele tem no Governo Federal, mas também porque teremos a oportunidade de prestar um reconhecimento, mesmo que tardio, pela sua fundamental participação na conquista da chancela da Praça São Francisco, em São Cristóvão, como 18º Patrimônio Mundial no Brasil”, justificou o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.
A definição dos homenageados parte de uma lista tríplice de personalidades e entidades indicadas pelo Conselho Estadual de Cultura em comum acordo com a Secult. De cada três indicados, recebe a Medalha apenas aquele que for escolhido pelo Governador do Estado. ‘“Entregar uma comenda que carrega o nome do grande Tobias Barreto é uma alegria e uma honra. A Medalha simboliza o reconhecimento aos serviços prestados à nossa cultura”, declarou o governador do Estado, Jackson Barreto.
Sobre a Medalha
A Medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto foi instituída através da Lei Estadual Nº 2.55 de 21 de Novembro de 1985. Foi criada com a finalidade de distinguir personalidades e instituições que, por seus méritos e sua cooperação, tenham se destacado no Estado ou nacionalmente, contribuindo para o desenvolvimento das atividades culturais de Sergipe.
O evento de entrega das Medalhas acontece a partir das 19h30, no auditório do Museu da Gente Sergipana, aberto ao público. Confira a lista completa dos homenageados deste ano:
HOMENAGEADOS 2016
Denys Leão Silva – Teatro
José Ronaldo De Menezes (Zé Rolinha) – Cultura Popular
Maria Eugenia Teixeira – Apoio à Cultura
Irineu Silva Fontes – Empreendedorismo Cultural
Maestro Medeiros – Música
Judite Melo – Artes Plásticas
Murilo Melins – Literatura
João Luiz Silva Ferreira – Personalidade da Cultura
Fotografia – Prêmio Especial
Lineu Lins
Jairo Andrade
Marcel Nauer
Walmir Lopes De Almeida
Acompanhe também o SEnotícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Ascom / Sec. de Estado da Cultura