Do G1 SE
Uma briga entre presos do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) durante o banho de sol, por volta das 16h de segunda-feira (21), deixou 20 detentos feridos e mais um em situação mais delicada. Este último foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), recebeu atendimento e já recebeu alta. As informações são de Luciano Nery, diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Sergipe (Sindipen).
De acordo com o sindicato, a confusão começou no pavilhão C, nas alas A e B, logo após o fim do horário de visita no presídio localizado no bairro Santa Maria em Aracaju.
Os presos estavam armados com objetos cortantes improvisados por eles mesmos, popularmente conhecidos como chuços e facas. A briga foi controlada pelos agentes da unidade com a ajuda de alguns agentes prisionais do Cadeião de Nossa Senhora do Socorro. Segundo Nery, não foi necessário acionar Polícia Militar.
O Compajaf tem menos de sete anos de inaugurada, possui cerca de 570 presos e não está superlotada. Já é a terceira rebelião desde que começou a funcionar. A unidade é administrada pela empresa Reviver e tem mais de 80 câmeras de segurança, além de três centrais de monitoramento.
A equipe de reportagem ligou várias vezes para a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), mas ninguém atendeu aos telefonemas até o fechamento desta reportagem.
Acompanhe também o SEnotícias no Twitter, Facebook e no Instagram