Tendo a educação como prioridade de sua gestão, o Governo Jackson Barreto tem uma meta ambiciosa para essa área: dotar todas as 354 escolas da rede estadual de um padrão de qualidade, e com isso proporcionar maior conforto e melhores condições de ensino para estudantes, professores e toda comunidade escolar.

Por meio da SEED, Colégio Estadual Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, foi totalmente reformado e ampliado. (Foto: Eugênio Barreto/Seed)
Para tanto, o Governo do Estado, nos últimos anos, tem investido consideravelmente na reforma e ampliação dessas unidades de ensino. Contemplado nesse processo, o Colégio Estadual Abdias Bezerra passou por uma série de obras de intervenção física em sua estrutura e foi reinaugurado na última sexta-feira, 18, em solenidade oficial com a presença do governador do Estado, Jackson Barreto, e do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
Ao entregar essa obra à população ribeiropolense, Jackson Barreto reafirmou seu compromisso com a educação e cumpriu uma promessa assumida junto aos alunos do Abdias Bezerra, que por meio do grêmio estudantil solicitaram ao governador a reforma no prédio do colégio.
“Quando estudantes, de forma respeitosa e organizada, buscam o Governo para reivindicar melhorias para sua escola, nós nos estimulamos ainda mais para continuarmos trabalhando em prol de uma educação pública de qualidade e procuramos sempre atender a essas solicitações”, declarou o governador Jackson Barreto.
Novos professores
Em seu discurso, Jackson Barreto fez questão de enfatizar que a Secretaria de Estado da Educação (SEED) está cumprindo mais uma promessa assumida pelo Governo do Estado com estudantes de Ribeirópolis. “Fiquei extremamente feliz em reencontrar hoje os alunos do Colégio Estadual João XXIII, que me solicitaram a reforma da quadra da escola deles, e saber por eles que a obra já foi iniciada”, afirmou.
Ao lado do prefeito de Ribeirópolis, João Francisco da Cunha, durante a solenidade, o secretário Jorge Carvalho apresentou alguns dados da educação pública sergipana.
Ele lembrou que apenas em 2015, a SEED entregou a reforma e ampliação de 28 escolas estaduais, “o que significa mais de duas unidades de ensino foram reformadas por mês ao longo do ano”, ressaltou o secretário.
Jorge Carvalho aproveitou ainda para anunciar que este ano a SEED irá convocar novos professores aprovados no último concurso realizado pelo Governo de Sergipe, antes que esse certame perca sua validade.
Reforma
Primeira escola fundada no município de Ribeirópolis, na região agreste, o Estadual Abdias Bezerra passou por obras de intervenções físicas que tornaram suas instalações mais seguras e confortáveis para as pessoas que fazem parte da comunidade escolar, resultado de um investimento de R$ 415.000,00.
Agora adaptado às normas técnicas de acessibilidade, o Abdias Bezerra recebeu piso táctil direcional, placas em braile para deficientes visuais, rampas de acesso no passeio e no interior do colégio e sanitários para pessoas com deficiência.
Professor de Educação Física e presidente do Conselho Escolar do Abdias Bezerra, Wellington Lima Junior aprovou o trabalho realizado pelo Governo na escola em que ensina. De acordo com ele, a reforma mudou para melhor a estrutura do colégio e tornou o ambiente mais aconchegante para a comunidade escolar.
Wi-fi aberto
Presente à solenidade, a dona de casa Maria do Carmo, mãe de dois alunos do Abdias Bezerra, ficou feliz em ver mais uma escola de sua comunidade ser reequipada para melhorar as condições de ensino de seus filhos.
“Agora a escola está linda! Não tenho motivo para pensar em matricular meus filhos em outra unidade escolar, porque estou muito satisfeita com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas pessoas que fazem o Abdias Bezerra”, afirmou dona Maria.
Diretora do Colégio Abdias Bezerra, Josiene Santos afirmou aos presentes que a unidade de ensino agora dispõe de um novo laboratório de Informática e rede de internet aberta em todas as dependências via sinal wi-fi, “além de uma biblioteca e um novo refeitório, que teve sua capacidade aumentada para atender melhor aos mais de 400 alunos que estão matriculados aqui”, disse ela.