No próximo dia 28 de maio desembarca em Sergipe a tocha olímpica, símbolo do maior evento esportivo do planeta. Para garantir que tudo saia perfeito no quesito segurança, 70 policiais de todo o país foram selecionados pela Força Nacional de Segurança Pública e estão passando por um rigoroso treinamento no Distrito Federal desde 5 de dezembro do ano passado.
Um desses selecionados é o delegado sergipano Clever Farias de Oliveira, único policial civil do Brasil a integrar a equipe. A tocha vai passar por 329 municípios do país durante 95 dias. Seis dessas cidades estão em Sergipe: Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Propriá e Aracaju. Em Canindé, por exemplo, o revezamento da tocha fará um passeio turístico pelos cânions do município, levando as belezas do Estado para o mundo.
Segundo Clever Farias, para integrar a equipe de segurança teve que ser aprovado em dois testes de aptidões física e participar de um curso de quase cinco meses de duração. “Passamos por treinamento de corrida, escalada, natação, segurança de dignitários, defesa pessoal a fim de garantir a segurança do revezamento”, disse.
Segurança das medalhas
Após o acendimento da pira olímpica no Estádio do Maracanã, a operação de revezamento é encerrada oficialmente e os 70 seguranças passam a integrar a equipe da Força Nacional de Segurança, responsável pela área interna das arenas esportivas. “Também faremos a escolta das medalhas de premiação dos atletas do Banco Central até os locais de premiação”, destacou o delegado.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Informações da SSP/SE