O delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, anunciou nesta quinta-feira, 25, as novas configurações estruturais de algumas unidades especializadas da instituição, a exemplo do Departamento de Narcóticos (Denarc), Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).
A maior e mais significativa alteração foi no DHPP que passa a contar com nove delegados e mais duas divisões setoriais de investigações de homicídios. Antes eram cinco delegados e cinco divisões de investigações de homicídios. Agora, são nove delegados e sete divisões, sendo uma equipe de investigação exclusiva para três áreas de maior incidência criminal, segundo dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública: Nossa Senhora do Socorro, Zona Norte de Aracaju, com foco nos bairros Santos Dumont e Lamarão, e o bairro Santa Maria se estendendo até o 17 de Março.
“As sete divisões operacionais do DHPP vão cuidar das investigações de homicídios em sua área geograficamente pré-definida. A maior concentração de homicídios da Grande Aracaju está restrita a essas três áreas, por isso a Zona Norte ganha duas divisões; Nossa Senhora do Socorro, outras duas divisões exclusivas e os bairros Santa Maria e 17 de Março uma divisão exclusiva. Esses dois bairros terão uma atenção especial porque registraram um aumento forte de homicídio em 2015”, explicou Alessandro.
Vieira ressaltou que existe uma expectativa muito positiva com o trabalho desses profissionais nesses locais. “Cada divisão do DHPP ganha uma equipe de cartório e outra de captura. A ideia é rejuvenescer nossas equipes de local de crime, que no ano passado foi muito sacrificada por ter uma idade muito avançada. Vamos colocar um pessoal mais novo para trabalhar nessa atividade, que é sacrificante e buscar um resultado melhor. Tão logo concluamos os processos de montagens das equipes vamos apresentá-los ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público”.
Além do diretor Jonathas Evangelista, vão trabalhar no DHPP os delegados Tereza Simony, André Gouveia, Antônio Sérgio, Maria Zulnária, Ítalo Mota, Luiz Carlos Xavier, Mário Leoni e mais um delegado, a ser nomeado, para cuidar apenas dos casos antigos. “Por enquanto, esses profissionais ficarão no prédio da 3ª DM apenas pelo tempo necessário para encontrar uma nova localidade que contemple melhor as necessidades do serviço. Já temos projetos em andamento para localizar um imóvel que atenda essas novas necessidades do DHPP”.
No tocante ao policiamento nos bairros 17 de Março e Santa Maria, o delegado geral nomeou, ainda, para coordenar a 9ª Delegacia Metropolitana, o experiente delegado Gilberto Guimarães, que já ocupou os postos de delegado geral e diretor da Divisão de Inteligência. “Ele coordenará uma equipe de perfil extremamente operacional e técnica”
Denarc
O Departamento de Narcóticos passa a trabalhar com três equipes de investigações, sob o comando do delegado Osvaldo Rezende. Também reforçam a equipe as delegadas Pureza Machado e Nalile Castro. A orientação é que o DHPP e o Denarc estejam em comunicação permanente, já que dados da polícia apontam que grande parte dos homicídios têm origem no tráfico de drogas.
Deotap
O Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) continua sob o comando da experiente delegada Danielle Garcia. Continua também a delegada Nadia Flausino, que recebe os reforço do delegado Gabriel Nogueira, que já ocupou a função de diretor do Dipol. “Ele tem perfil muito identificado com essa área de investigação de lavagem de dinheiro. Com esse reforço de pessoal temos expectativas de incrementar as ações”, disse
Cope
O Complexo de Operações Policiais Especiais (COPE) passa a coordenar ações estratégicas na Grande Aracaju e no interior do Estado. “Tínhamos cargos de direção, prioritariamente, administrativos aqui na Delegacia Geral e esses cargos foram redirecionados ao Cope para serem ocupados por profissionais com perfil operacional, que vão coordenar ações integradas na Grande Aracaju e no interior do Estado. Nesta quarta-feira, tivemos uma operação em Estância realizada nesses moldes. Esse é um mecanismo de ação que queremos implementar com muita urgência.
Interior
Outra novidade que será implementada nos próximos dias será o reforço do policiamento no interior do Estado. “Estamos levantando estatisticamente o trabalho das equipes que estão nesses locais para relocar profissionais para essas regiões. Com a chegada dos novos policiais, que o governo sinaliza que vai convocar em breve, será possível montar de forma mais eficiente essas equipes e isso será feito em parceria com a Polícia Militar”, enfatizou.
Também serão inauguradas, nos próximos dias, cinco plantonistas no interior do Estado para agilizar o atendimento à população sergipana.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Informações da SSP/SE