Produtores e agricultores sergipanos procuraram a direção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – FAESE, preocupados com o calendário de eventos agropecuários do Estado.
A Feira Agropecuária do Estado de Sergipe, maior evento agropecuário do Estado, realizado pela FAESE, entre os meses de fevereiro e março, este ano, corre o risco de não acontecer. Em reunião com os produtores e agricultores, o presidente da FAESE, Ivan Sobral, comunicou que o motivo da possibilidade de não realização do evento é a falta de recursos. E que um posicionamento favorável a Feira depende da captação de recursos.
“Estamos atravessando uma fase crítica e conturbada na economia do País. A dificuldade em arrecadar recursos é enorme. As empresas e instituições estão retraídas e cautelosas com relação a repasse de recurso e investimento em eventos. Ainda temos esperanças do Governo do Estado aportar recursos para a concretização desse evento, afinal, o governo precisa apoiar eventos para a classe produtora que é o setor primário. Uma Feira, é um verdadeiro balcão de negócios, onde os produtores e agricultores vendem e compram animais com melhoramento genético e garantia de qualidade, como também é um momento de expor seus animais, participando de competições, torneios e palestras técnicas. É um momento muito importante para a agropecuária sergipana”, explica Ivan Sobral.
Durante a reunião, foi firmado o compromisso de que a Federação continuará o empenho em busca de apoio dos agentes financeiros e da iniciativa privada para apoiar a Feira. A direção da FAESE também aguarda um posicionamento do Governo do Estado. Já houve até um encontro com o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Esmeraldo Leal. Na ocasião, houve o comprometimento do secretário em buscar meios junto ao Governo do Estado através de patrocínio para a edição da Feira 2016. “A situação é de união,juntos buscaremos recursos, tendo em vista que a Federação não tem condições de arcar sozinha com este evento”, pontuou Ivan Sobral.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Instagram e no Facebook
Ascom Sistema FAESE/SENAR Sergipe