Nesta sexta-feira, 19, o governador Jackson Barreto empossa o novo comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, e visita Itabaiana para intensificar o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A solenidade de posse está marcada para as 8 horas, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Já a ação de mobilização ocorre no Colégio Estadual Murilo Braga, a partir das 10h30, e conta com alunos, professores, técnicos das Secretarias de Saúde e Educação, além de representantes dos Ministérios da Educação e Saúde, o Ministro da Cultura , Juca Ferreira, e a secretária de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Cassandra Nunes, que representa a Ministra Izabella Teixeira e proferirá palestra.
O coronel Marcony Cabral assumirá o posto de comandante em substituição ao coronel Maurício da Cunha Iunes. O coronel Lúcio Mendonça Vasconcelos assumirá o posto de subcomandante. Marcony Cabral dos Santos ingressou na Polícia Militar do Estado de Sergipe em 1990 e foi promovido ao posto de capitão QOPM em 2013. Em sua trajetória na PM, o coronel foi instrutor do CFAP; subcomandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão; comandante do Pelotão de Comando e Serviço da 1ª e da 2ª Companhia do 3º Batalhão (Itabaiana); comandante da 3ª Companhia do 1º Batalhão (Aracaju/SE); comandante da Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv); comandante do 3º Batalhão (Itabaiana); comandante do 7º Batalhão (Lagarto); subcomandante e comandante do CFAP; chefe de Gabinete do Comandante-Geral da PM; chefe da 5ª Seção do Estado Maior Geral (Relações Públicas); ajudante geral da PMSE; comandante do Policiamento Militar do Interior e diretor do Presídio Militar da PMSE (Presmil).
O novo comandante da PM é bacharel em Segurança Pública (1992) e licenciado em Educação pela Polícia Militar do Ceará (2005), onde também fez o curso de aperfeiçoamento de Oficiais (2002) e o curso de Motociclista Operacional (1992). Ainda no âmbito militar, possui especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela UFS (2005). Foi condecorado com medalhas de tempo de serviço da PMSE (10 e 20 anos) e com as medalhas Mérito Policial Militar e Tiradentes da PMSE.
Aedes Aegypti
Em Itabaiana, o governador Jackson Barreto acompanha mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e vírus Zika. A ação ocorre no Colégio Estadual Murilo Braga. Serão realizadas palestras para alunos e professores e a Brigada da Educação fará uma varredura procurando focos do mosquito na escola e em seu entorno.
A Brigada da Educação foi criada no último dia 12 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de incrementar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegpti. A Secretaria de Estado da Saúde atuará dando suporte à Brigada, disponibilizando agentes de endemias para visitas às escolas estaduais e o entorno delas.
Foram capacitados pelo Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde 40 técnicos representantes das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e de diversos departamentos da Seed. O objetivo é que os técnicos sejam multiplicadores da informação junto a alunos e professores, formando uma corrente contra o vetor.
Os técnicos da brigada realizarão reuniões de instrumentalização nas DREs com os representantes das escolas, de modo que se tenha, no mínimo, um representante por turno em cada escola estadual para realização das mobilizações e monitoramento. A equipe multiplicará as informações e será criada a “Brigada Atitude Jovem contra o Aedes”, formada por alunos.
A meta é que a Brigada visite todas as 354 escolas estaduais de Sergipe até o final de março e passe a monitorá-las, mantendo-as livres de criadouros do Aedes. Como forma de monitoramento das atividades, foi lançado o selo “Escola Livre do Aedes”. As escolas que tiverem focos do mosquito receberão um selo de alerta vermelho. As unidades escolares que tiverem risco do Aedes receberão um selo amarelo, e as que não têm a presença do vetor ganharão o selo verde – “Escola Livre do Aedes”. A expectativa é de que ao final do processo todas as escolas estejam com o selo verde.
Ações
O Governo do Estado criou uma Brigada Estadual Itinerante (composta por Agentes de Endemias, Supervisores, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos etc), que atua em todos os municípios de Sergipe identificando focos e locais de risco, adotando medidas de combate ao vetor e identificando, acolhendo e referenciando os pacientes atingidos pelas epidemias.
Também foi implantado um Comitê Gestor de Avaliação responsável pelas ações preventivas de combate ao vetor; pelas ações de orientação, capacitação, monitoramento e avaliação e informes epidemiológicos; e pela montagem dos fluxos e referências da assistência.
No último dia 13, aconteceu o Dia D de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. A data foi instituída pelo Governo Federal para que as Forças Armadas atuem em conjunto com as autoridades locais dos estados no enfrentamento ao mosquito, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zika. O objetivo é eliminar focos do Aedes aegypti, além de orientar a população sobre como se prevenir contra o mosquito.
Em Sergipe, o Exército esteve presente em 05 municípios (Aracaju, Itabaiana, lagarto, Estância e Nossa Senhora da Glória) com um efetivo de 526 membros.
Microcefalia
Até o dia 12 de fevereiro foram notificados pelas maternidades 186 casos de microcefalia em 46 municípios do estado de Sergipe. Foram 158 casos notificados em 2015 e 28 em 2016. Aracaju registra 44 casos, seguido por Nossa Senhora do Socorro, com 18, e Itabaiana com 13 casos. Dos 186 casos, 08 foram descartados.
Zika Vírus
Até 12 de fevereiro de 2016, foram coletadas e enviadas para o Laboratório de Referência Nacional, 682 amostras de casos suspeitos de Febre do Zika. Até o momento, temos o resultado de 124, nas quais não foi detectado o Zika vírus, e as demais ainda aguardam resultados. 191 amostras foram coletadas em Aracaju, 76 em Canindé e 42 em Nossa Senhora das Dores.
Chikungunya
No final de 2013, foi registrada a transmissão autóctone da Febre do Chikungunya em vários países do Caribe, e, em 2014, foram confirmados casos autóctones no Brasil e em vários países do continente americano. Em 2014, em Sergipe, foram colhidas 68 amostras de casos suspeitos de Febre do Chikungunya e encaminhadas para o Laboratório de Referência Nacional, sendo apenas 1 amostra reagente no mês de outubro, tratando-se de caso importado de Feira de Santana (Bahia).
Em julho de 2015 foi identificada a primeira amostra reagente autóctone, no município de Aracaju. Deste então, já foram confirmados laboratorialmente 194 casos, em 30 municípios. Aracaju (31 casos), Nossa Senhora das Dores (23) e Laranjeiras (19) concentram o maior número de casos.
Dengue
Foram notificados 651 casos de dengue, com taxa de incidência de 29,02/100.000hab. O município que apresentou mais casos foi Itabaianinha com 262 casos, incidência de 632,79/100.000 habitantes.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Instagram e no Facebook
Agência Sergipe de Notícias