Dezenas de pessoas estiveram no Oceanário de Aracaju na tarde deste sábado, 2, para acompanhar a soltura de 40 filhotes de tartaruga marinha da espécie Oliva. A ação faz parte da programação de férias do Projeto Tamar e Oceanário de Aracaju.
De acordo com o biólogo Rauber Garcia, as tartarugas da espécie Oliva são as menores do mundo. “Eles medem 60 ou 70 cm, em média, podendo ter indivíduos maiores ou menores”, conta. Em Sergipe, além da espécie Oliva, que é encontrada em maior número, há tartarugas das espécies Cabeçuda, Pente e Verde.
O evento também atraiu diversos turistas, entre eles, a servidora pública Zaíra Rodrigues, que é de Brasília. “Minha família falou dessa soltura, daí resolvi prestigiar. Achei interessante essa questão da proteção aos filhotes e a oportunidade que o projeto dá para que as pessoas vejam a soltura”, comenta.
Os veterinários Rogéria Rodrigues e Blas Martinez, que moram em Salvador, já acompanharam a soltura de filhotes na Bahia e resolveram trazer os filhos para acompanhar a ação em Aracaju. “Estamos de férias em Aracaju e apesar de termos visto em outros locais, nós fazemos questão de trazer nossas crianças aqui”, conta Rogéria.
A programação segue até o dia 31 de janeiro, onde inclui ainda alimentação dos tubarões, tanque interativo e oficinas artísticas. O Oceanário de Aracaju foi inaugurado em 2002 e tem por objetivo a preservação da vida marinha e das tartarugas.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Fonte: Portal Infonet Noticias.