Está tudo pronto para o início da força tarefa que o Governo de Sergipe, em parceria com o Exército Brasileiro, está travando contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Ontem, 11, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez a entrega dos kits que vão auxiliar o trabalho dos militares do 28º Batalhão de Caçadores. Cada bolsa contém uma prancheta, caneta, lanterna e picadeira – um martelo de ferro que serve para destruir os criadouros do vetor.
De acordo com o major Listo, o grupo já está em total condições de atuar, conforme a solicitação da SES, e a expectativa é bastante positiva. “Queremos ajudar a população a combater o mosquito. Por isso, pedimos que as famílias recebam o exército e os agentes de endemias de forma amistosa e sigam as nossas orientações, pois estaremos ali para ajudar”, afirmou. O trabalho começa amanhã, 12, na Barra dos Coqueiros, e contará também com a Defesa Civil e os agentes de saúde do município.
O Estado dará todo o suporte logístico para que a ação de mobilização e combate ocorra da melhor forma possível, oferecendo transporte, água e alimentação aos soldados do Exército, como explica a coordenadora estadual de Promoção e Prevenção à Saúde (COPPS), Liliane Trindade. “Além da atuação da Brigada Itinerante, é claro, daremos o apoio funcional”.
Segundo a gestora, a ação na Barra dos Coqueiros terá início às 8h, com ponto de encontro na Clínica de Saúde da Família Santa Luzia, de onde o grupo seguirá para seis localidades consideradas de maior vulnerabilidade: Atalainha, Suvaco do Cão, Invasão do Canal, Motu, Portelinha e Moises Gomes. Na segunda-feira, 14, o trabalho continua nas comunidades Itapoã, Jatobá, Flecheiras, Canal e Pontal da Ilha, que seguirá até o dia 18.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Agência Sergipe de Notícias