O regente Ion Fabio Bressan é o mais novo cidadão aracajuano. O gaúcho de Caxias do Sul, radicado em Aracaju há dez anos, recebeu o título na tarde da terça-feira, 25, na Câmara Municipal da Capital, por iniciativa do vereador Iran Barbosa (PT).
Ion Fabio Bressan, desde 2008, é regente do quadro permanente da Universidade Federal de Sergipe, onde dirige o Coro da UFS (CorUFS) e é maestro fundador e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da UFS (OSUFS).
Agora cidadão aracajuano, Bressan expressou sua satisfação e identidade com a capital sergipana, reforçada mais ainda com o título recebido.
“Para mim é uma alegria e uma honra muita grande. Há dez anos vivo em Aracaju, que é a cidade que optei por ficar e não me arrependo. Aqui tive grandes oportunidades e fiz o concurso para entrar na UFS. Ou seja, sinto-me realizado e é aqui que pretendo viver até me aposentar. Minha relação com Aracaju é muito intensa e esse título só me traz alegria”, afirmou o regente.
Para Bressan, o Título de Cidadania lhe dá mais intimidade com a cidade e com os seus habitantes, agora seus conterrâneos. “E isso é muito bom. Inclusive, agora posso apontar as coisas da cidade como minhas também. Vou continuar pensando e trabalhando nessa ideia de que a música é um grande instrumento de desenvolvimento cultural e social, podendo agora dizer que, através dessa atividade, eu fui reconhecido como cidadão aracajuano”, disse.
O regente agradeceu ao vereador Iran Barbosa pela gentileza e sensibilidade em indicar o seu nome para receber a cidadania aracajuana.
“O Iran Barbosa sempre foi um parlamentar sensível às causas da música e da educação, que são duas áreas que se interligam. Acompanho a sua trajetória e acredito que a sua continuidade como parlamentar é fundamental para o desenvolvimento da educação e da cultura não só de Aracaju, mas de Sergipe. Sinto-me realmente feliz e honrado por ter sido dele a iniciativa desse título que me foi concedido”, expressou Bressan.
Protagonismo juvenil
Para Iran Barbosa, que presidiu a sessão, Bressan qualifica a honraria concedida pela Câmara de AracajuPara Iran Barbosa, que presidiu a sessão, Bressan qualifica a honraria concedida pela Câmara de AracajuPara o vereador Iran Barbosa, o título de Cidadania Aracajuana ao regente Bressan qualificada a honraria, não só pelo seu comprometimento com a música e com a cultura de Sergipe e de Aracaju, mas com a formação e o fortalecimento do protagonismo juvenil na área musical.
“Ion Bressan é um entusiasta do ensino da música como uma alternativa de formação para a nossa juventude, como eu também sou, e ele tem muitas iniciativas louváveis nessa linha. Por isso a importância que damos hoje ao seu trabalho, concedendo esse título de cidadania a ele. Num momento em que podemos denunciar, de certa forma, uma banalização da distribuição de Títulos de Cidadania, a indicação do regente qualifica essa honraria, por ter sido concedido a um professor com formação e atuação nacional, internacional, no estado de Sergipe e na nossa capital, sempre dando ênfase no seu trabalho ao protagonismo juvenil”, destacou Iran.
“Portanto, é um prazer imenso tê-lo, agora, como mais um cidadão da nossa cidade. Ele só orgulha o quadro de cidadãos de Aracaju e, para mim, foi uma honra ter sido o proponente desse título”, completou o vereador.
Reconhecimento
Presente à solenidade, a professora Aglaé d’Ávila Fontes, presidenta da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), colocou que o Título de Cidadania concedido a Bressan foi um acerto, porque, na sua opinião, a arte e os que a fazem são ainda muito pouco reconhecidos pela sociedade.
“As pessoas reconhecem a música e a arte como coisas agradáveis de se ouvir e de se ver, mas não estendem esse reconhecimento àqueles que produzem a arte ou que estão à frente de uma orquestra, por exemplo. Tenho muita admiração pelo maestro Ion Bressan e reputo como muito importante o momento e a iniciativa do vereador Iran Barbosa, de conceder esse título ao maestro, reconhecido também por toda a Câmara Municipal da nossa cidade, que aprovou esse título”, externou a professora e presidenta da Funcaju, que na solenidade representou o prefeito da Capital.
Mais sobre o regente
Ion Fabio Bressab tem sólida formação musical e ampla experiência profissional, tendo iniciado os seus estudos de música ainda na sua cidade natal, tendo concluído o Bacharelado em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1990.
Concluiu Mestrado em Regência Orquestral e Operística pelo Conservatório Estatal Rimsky Korsarkov de São Petersburgo, na Rússia, em 1997.
Como regente, atuou em várias orquestras do Brasil e até do exterior, como a Orquestra Sinfônica de Ishevsky (Rússia) e a Orquestra Nacional de Quito (Equador), entre outras.
Em Sergipe, foi regente da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), tendo criado a Orquestra Sinfônica Jovem e o Coro Sinfônico da ORSSE.
Foi o maestro fundador da Orquestra Sinfônica e da Orquestra Preparatória de Itabaiana, que regeu entre 2005 e 2008.
De 2009 a 2014, dirigiu a Orquestra Sinfônica Vale do Cotinguiba, projeto social de Orquestra Jovem com cerca de 200 alunos.
De 2012 a 2015, coordenou o projeto Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju – OSCAR, de ensino de música e prática de tocar em orquestra, voltado para cerca de 300 alunos de escolas pública da rede de ensino de Aracaju.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
por George W. Silva/Assessoria de Imprensa