Presidentes das associações dos municípios da Barra do Contiguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco) e da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces), os prefeitos de Japaratuba, Hélio Sobral, e de Pedrinhas, José Alves, estiveram no gabinete do conselheiro Carlos Pinna, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), na manhã dessa quarta-feira(04).
Na visita, acompanhada também pelo prefeito de Japoatã, Gimarcos Evangelista, os representantes das entidades externaram sua preocupação diante das dificuldades financeiras vivenciadas pelos municípios, sobretudo com a constante redução dos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Os gestores informaram que têm visitado os órgãos de controle em busca de alternativas para amenizar a situação. “Não estamos conseguindo nem pagar a folha dos funcionários. O FPM de setembro de 2014 foi 38% maior que o deste ano. Ou seja, os salários e despesas aumentaram, mas a arrecadação caiu. Estamos dividindo essa preocupação”, disse o prefeito Hélio Sobral.
Com o mesmo propósito, ainda esta semana os presidentes das entidades municipalistas já visitaram o deputado Luciano Bispo, presidente da Assembleia Legislativa. O próximo órgão a ser visitado será o Tribunal de Justiça.
“O conselheiro Carlos Pinna nos orientou para que fiquemos atentos ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e assim evitarmos possíveis penalidades”, acrescentou o presidente da Ambarco.
Fonte: TCE/SE