Na manhã desta quarta-feira (07), a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, apresentou mais três cursos profissionalizantes – com 20 vagas cada – para a população municipal; os de cabeleireiro, manicure e frentista. O curso de vendedor é outra oportunidade que já está em andamento no município.
Explicando um pouco mais do projeto, a coordenadora da Assistência Social, Elma Regina, informou que os cursos de manicure e cabeleireiro são realizados através do Pronatec, que oferece bolsa de R$ 320/160h e R$ 800/400h, respectivamente. Quanto ao curso de frentista, não há bolsa, pois a realização é feita pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) – assim como também acontece com o curso de vendedor. Em relação à economia, a coordenadora disse que “olhar para os jovens, é olhar para o futuro de Itaporanga, por isso a nossa preocupação com a realização desses cursos profissionalizantes”.
Batendo na tecla da economia, mas com a realidade reinante, a prefeita Gracinha abordou os cursos como uma saída para o momento de crise. “Esse conhecimento a mais, principalmente para quem já tem experiência, é muito importante para o estado de crise que passamos. Aproveitem ao máximo”. Para o futuro, a gestora afirmou que já estão sendo providenciados os cursos de pedreiro e pintor, ainda para o ano de 2015.
O gerente do Senac Móvel, Edivaldo Fontes, explanou sobre a atuação do projeto, que contempla os 75 municípios sergipanos. “Itaporanga é mais um espaço que estamos atuando com frequência, a procura é muito grande pelos cursos”. A seleção é feita através da documentação pessoal e grau de escolaridade, que varia a depender das necessidades intelectuais de cada curso.
Qualificação Profissional
O Senac já realizou mais de sete cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Itaporanga, resultando em formatura de profissionais no ano de 2014. Como tem aumentado a procura dos cursos no município, o próximo passo será aumentar o número de vagas, a fim de atender as pessoas que ainda não tiveram oportunidade.
Presenças
Na ocasião, compareceram a prefeita municipal, Gracinha; a equipe da Secretaria da Assistência Social, com a secretária Mirela Côrtes; representante da Câmara, Josué Fernandes, popularmente conhecido como Gordo Propaganda; e alunos dos cursos.
Pronatec
É um programa do Governo Federal, instituído no dia 26 de outubro de 2011 pela Lei nº 12.513, que oferece cursos gratuitos destinados à capacitação técnica e profissional de jovens e adultos, para atender a demanda por mão de obra qualificada no país. Em Itaporanga, o Pronatec está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Assistência Social e Trabalho.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Com informações da Ascom/Itaporanga