Do G1 BA
A festa de réveillon de Salvador organizada pela prefeitura será realizada mais uma vez na Praça Cayru, que fica no Comércio, na região da Cidade Baixa. Em 2015, serão cinco dias de festa com 23 atrações. A abertura acontece no dia 28 de dezembro. Segundo a prefeitura, a expectativa é reunir um milhão e duzentas mil pessoas até o dia 1º de janeiro, última dia da programação.
As atrações e novidades da festa foram divulgadas em coletiva de impensa realizada nesta quinta-feira (24), no Teatro Gergório de Matos. Entre os artistas confimados, estão Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Wesley Safadão, O Rappa, Jota Quest, entre outros.
De acordo com a prefeitura, a festa vai custar cerca de R$ 7 milhões e, desse total, R$ 4 milhões já foram garantidos com patrocinadores, como uma cervejaria e uma rede de hospitais. Os custos serão divididos entre prefeitura e empresas, informou o prefeito ACM Neto.
“Não tenho dúvida de que não acontecerá um evento tão bem organizado e completo com o nível de atrações tão impactantes quanto o réveillon de Salvador. Não ocorrerá em nenhum outro lugar no Brasil. E talvez não aconteça em nenhuma outra festa pública. Me arriscaria em dizer que a expressão dos artistas baianos e brasileiros que estão na grade da festa só perde em peso para o carnaval, o que nos deixa orgulhosos”, afirmou o prefeito.
A queima de fogos durante a virada ocorre em 15 pontos da cidade, entre eles o Subúrbio e as Ilhas. Na Praça Cayru, o show pirotécnico vai durar 15 minutos. Na ocasião será realizado ainda um show piromusical – espetáculo que realiza o disparo de fogos de artifício sincronizados com música. No Elevador Lacerda, será instalado um telão, onde as pessoas poderão assistir a vídeos e aos shows.
A prefeitura também informou que irá viabilizar espaços para alimentação, estacionamento e pontos de táxi. Também estarão disponiveis postos médicos, sanitários químicos e climatizados. Também foi anunciado aumento no número de linhas de ônibus e ampliação de vagas na área de Zona Azul, além do reforço na segurança da Guarda Municipal. As pessoas também poderão utilizar de forma gratuita o Elevador Lacerda durante a festa.
“Esse evento passou a ser estratégico para cidade e por isso está sendo bem planejado. Juntos com os demais eventos no calendário da cidade, contribui para alavancar a atividade turística e movimentar a economia, gerando emprego e renda”, destacou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
O prefeito ACM Neto informou que o anúncio da festa de forma antecipada foi para dar tempo de divulgar a festa e atrair patrocinadores e turistas. A expectativa da prefeitura é que mais de 90% da rede hoteleira seja ocupada no final de ano.
O festival de jazz, que no ano passado ocorreu no bairro da Barra logo após os cinco dias de festa na Praça Cayru, ainda não tem data marcada. O prefeito ACM Neto disse que a prefeitura ainda vai decidir se o evento deve permanecer depois do réveillon ou se ocorrerá uma semana depois do carnaval de 2016.
Confira a programação completa abaixo do réveillon de Salvador:
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
28 de dezembro
– Ilê Aiyê
– Jota Quest
– Saulo
– É o Tchan
– Pablo
29 de dezembro
– Banda Duas Medidas
– Capital Inicial
– Luan Santana
– Timbalada
– Psirico
30 de dezembro
– Sorriso Maroto
– Durval Lelis
– Wesley Safadão
– Harmonia do Samba
– Aline Rosa
31 de dezembro (Dia da virada)
– Cortejo do Gandy
– Lucas e Orelha
– Jorge e Mateus
– Ivete Sangalo (Virada)
– O Rappa
– Tayrone Cigano
1° de janeiro
– Olodum
– Daniela Mercury e convidados