Detentos do Complexo Penitenciário advogado Antônio Jacinto Filho no Bairro Santa Maria, planejavam uma fuga para a madrugada deste sábado, 12, quando foram surpreendidos por uma revista preventiva do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe). Foi encontrado um buraco em uma das celas do pavilhão B que seria utilizado para fuga de vários presidiários.
Com os detentos foram encontradas armas brancas artesanais, feita com serras e pedaços de chapas, além de lençóis que seriam usados para escalar os muros do presídio – conhecidos como ‘terezas’. De acordo com Agenildo Júnior, diretor do Desipe, a intervenção da fuga só foi possível através da varredura dos grupos de operações do Desipe.
“O plano de fuga era para a madrugada. Eles arrancaram parte da chapa no fundo da cela onde foi encontrado o buraco, e só foi possível descobrir isso por causa das revistas constantes do Grupo de Operações Especiais [Gope] e Grupo de Escolta Penitenciária [Gepen], que acabou intervindo a fuga antes da sua realização”, disse Agenildo.
Ainda segundo o diretor, a cela onde foi encontrado o buraco custodiava quatro detentos, e estes foram realocados para outros locais do complexo enquanto é feito o reparo na cela danificada – ainda neste sábado. Agenildo enfatiza que aqueles que participavam do plano de fuga “vão de imediato para o regime disciplinar”.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Portal Infonet com informações do Desipe