A Secretaria da Segurança Pública (SSP) participou na manhã desta segunda-feira, 31, da solenidade da Polícia Militar de Sergipe, alusiva ao Dia do Soldado, com a outorga de medalhas do Mérito Policial Militar. O ato, que contou com a presença do Governador em exercício, Belivaldo Chagas, também serviu para promover 401 membros, entre praças e oficiais, além de entregar 6.900 conjuntos completos de uniformes e 718 coletes balísticos, num investimento total de mais de R$ 2,6 milhões.
A Superintendente Executiva da Polícia Civil, Rosenice Machado, representante, no evento, do Secretário da Segurança Pública, Mendonça Prado, foi agraciada com a entrega da comenda da Medalha do Mérito Policial Militar, que visa a reconhecer e premiar militares, civis ou Instituições que tenham prestado relevantes serviços à Corporação. “É uma grande honra. Receber esta medalha é definitavamente um marco, não somente para mim, como principalmente para os militares condecorados, pois é um estímulo e reconhecimento pelos serviços prestados. Os materiais entregues é um reflexo da prepocupação da SSP com o bem estar dos operadores de segurança pública”, enfatizou.
O governador, Belivaldo Chagas, enaltece o papel da mulher na instituição militar. “A gente faz a promoção de policiais aos diversos postos, em especial tem o prazer de ver uma mulher promovida hoje, ao posto de coronel pela primeira vez no estado de Sergipe. Afinal de contas, não é fácil enfrentar as dificuldades que estamos enfrentando, mas estamos aqui fazendo esta comemoração, entregando estes uniformes e realizando promoções de praça e oficiais, enfim, todos estão sendo promovidos e a gente fica feliz porque é uma oportunidade em que aproveitamos para agradecer a presteza da Polícia Militar, pois trata-se de uma polícia extremamente exemplar que presta excelentes serviços à população do nosso Estado”, discursou.
As duas primeiras mulheres da história de Sergipe a alcançar o alto comando da carreira militar foram Fátima Cristina Dias Arnaldo e Rita de Cássia Silvestre dos Santos, ambas por merecimento. A Coronel Rita de Cássia expressou a sua felicidade e realização.
“É uma satisfação para nós duas, uma satisfação muito grande para a instituição Polícia Militar que sai ganhando com essa conquista de duas mulheres promovidas. A satisfação pessoal coroa com o último posto esta caminhada que nós temos, já estou com 26 anos de instituiçã. Estou muito feliz”, relatou após a condecoração.
Na oportunidade ainda, a diretora da diretora da Assessoria de Planejamento da SSP/SE (Asplan), Cátia Emanuelli, também foi congratulada com a Medalha de Mérito Policial. ” Estou muito feliz de ter sido agraciada com a Medalha de Mérito da Polícia Militar de Sergipe. Feliz de fazer parte desse time que trabalha diariamente nessa tarefa árdua que é proteger à sociedade. Esta medalha não é minha, ela é de toda a equipe da Assessoria de Planejamento da SSP que trabalha incansavelmente para melhorar a qualidade de vida dos profissionais e as estruturas das instituições que integram a segurança pública para prestarmos um trabalho eficiente à população”, destacou.
As demais promoções foram para 191 praças, dos quais 105 soldados serão promovidos ao posto de cabo, 77 Cabos se tornarão 3º Sargento e nove 2º Sargentos serão promovidos a 1º Sargento da Polícia Militar de Sergipe. Além destes, 19 oficiais receberam promoção pelos critérios de antiguidade e merecimento, ou por decisão judicial.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook