Em tempos de seca e ameaça de racionamento em algumas regiões do país Sergipe ostenta um número elevado de desperdício de água potável, 50% do total que produz para abastecer todo o estado que possui cerca de 2,2 milhões de habitantes, diz relatório do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS) .
Segundo o relatório, Sergipe está entre os 13 estados brasileiros que desperdiçam mais de 37% de água, que é a media do Brasil. Para a organização o índice tolerado é inferior aos 20%.
“Sergipe está nessa colocação porque não mentiu sobre os dados como alguns estados fazem ao ignorar as áreas de periferia no calculo. É justamente nesses locais que acontecem os furtos de água, os gatos, com maior frequência”, afirma Silvio Mucio, diretor de Operações da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Com o objetivo de reduzir esse número, o órgão implantou um programa de redução de perda e monitorar 19 pontos da capital. A expectativa é que a mesma iniciativa também seja levada para outros municípios como: Nosssa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória. O telefone da Ouvidoria da Deso para contato com a comunidade é 0800-079-0195.
Com informações de Marina Fontenele do G1, em Sergipe