O ex-aluno da Escola Municipal, Alice Freire de Oliveira, localizada no povoado Thinhare, município de São Cristóvão, região da Grande Aracaju, Phillipe Freire, flagrou o abandono da unidade escolar ao fotografar livros, com aparência de novos, amontoados em uma sala, além de cadeiras jogadas em um matagal nos fundos da escola.
Segundo Phillipe Freire, o local está fechado há mais de um ano. “São livros muitos livros que estão espalhados em uma das salas e as cadeiras estão levando sol e chuva abandonadas na lateral do prédio”. Felipe disse também que o fundo da escola é aberto, o que segundo ele tem facilitado a entrada de usários de drogas, além de assaltantes.
O secretário da educação do município de São Cristóvão, Mário Jorge Oliveira, foi ao prédio e disse que os livros perderam a validade no ano de 2011, na gestão passada. “A cada três anos é feito uma nova oferta por parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de livros atualizados. Então, a cada período, existe uma nova remessa com os livros reformulados. Esses livros infelizmente não tem mais serventia para a parte pedagógica”.
Apesar da explicação do secretário foram encontrados livros dos anos de 2013, ano que foi iniciada a atual gestão, e de 2014. “O livro de 2014 foi destinado aos professores. Então é um livro que provavelmente foi utilizado ou adotado pela nossa rede”.
O secretário revelou ainda que a escola foi fechada em virtude do baixo número de alunos . E que os estudantes foram transferidos para outro colégio que fica próximo ao povoado.
Com informações do G1, em Sergipe