A Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe (Amurces) realizou hoje (14), em Aracaju, a 1ª Oficina de Capacitação e Informação no Âmbito das Ações de Saúde. “É muito importante trazer as políticas públicas da área da Saúde do governo Federal para perto dos municípios. Muitas vezes um pequeno município não consegue recursos por falta de informações. E é isso que estamos proporcionando neste evento. Estamos garantindo aos prefeitos e aos secretários de Saúde um momento de esclarecimento de dúvidas. E ninguém melhor que Rogério Carvalho para fazer isso”, informou o presidente da Amurces e prefeito de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves, o “Zé de Bá”.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação com o cidadão na perspectiva da construção de políticas públicas e espaços de participação social dentro do SUS” foi tema da palestra ministrada pelo Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do MS (SGEP), Rogério Carvalho. “São muito importante iniciativas como essa da Amurces porque a gente faz um debate geral sobre todos os assuntos e uniformiza a compreensão sobre o problema da saúde no Brasil e une forças. É fundamental que os municípios, prefeitos e governadores se unam a essa bandeira de mais recursos para a saúde. Senão nós não vamos conseguir atender a todas as necessidades de saúde da população brasileira”, diz Rogério Carvalho.
Técnicos do Ministério da Saúde, do Fundo Nacional da saúde, da Secretaria Nacional de Assistência à Saúde e da SGEP vieram para Aracaju junto com Rogério Carvalho para participar dos debates e tirar dúvidas dos prefeitos e secretários municipais. “Temos projetos dos municípios sergipanos que estão no MS que precisam ter celeridade. Então, estamos tirando dúvidas de como fazer para poder apressar a liberação dos recursos. A ideia é que a gente possa diminuir o tempo de espera das cidades daqui de Sergipe”, explica Rogério Carvalho.
Segundo ele, na maioria das vezes algumas falhas técnicas para a captação de recursos são o que colocam os municípios sergipanos no final da fila. “Aqueles que têm uma condição técnica melhor, tem a liberação do recurso de forma mais rápida e ágil”, alerta o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do MS. “A falta de informação geralmente é o maior empecilho. Muitas vezes não chegam informações como, por exemplo, a conclusão da etapa de uma obra. Assim como alguns pequenos erros administrativos que podem ser corrigidos facilmente e facilitar a liberação de recursos”, acrescenta.
“Esclarecer as nossas dúvidas, é uma boa ação trazida por Rogério Carvalho, uma pessoa que se destaca na área da Saúde em todo Brasil. A Amurces sente total alegria em trazê-lo para cá e apoiar esse evento”, ressalta José Antônio Silva Alves. A prefeita do município de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Santos Sousa Silva, destacou a importância de capacitações na área da Saúde. “Está de parabéns a Amurces. A Associação foi muito feliz na escolha do tema porque nós gestores encontramos muitas dificuldades para ofertar, de fato, uma saúde de qualidade para a população. Então entendemos e agradecemos pelo evento que é grandioso. Vamos sair daqui muito mais atualizados e capacitados para fazer mudanças na saúde de nosso município”, agradece.
O prefeito de Cumbe, Marcelo Moraes, também parabenizou a iniciativa da Amurces. “É de muita importância o Ministério da Saúde, através de Rogério Carvalho, estar aqui hoje, num momento de crise que os municípios estão vivendo. É primordial a capacitação de recursos para viabilizar investimentos tanto na infraestrutura, quanto na saúde. A sociedade clama por uma saúde de qualidade e a Amurces está de parabéns. Os prefeitos e secretários de saúde vão sair daqui com uma riqueza de informações que com certeza vão ajudar na nossa gestão”, afirma.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Da assessoria de Imprensa