Já está definido o cronograma de execução do Programa Estadual de Transferência de Renda e Estímulo à Cidadania Mão Amiga/Laranja. Representantes dos 14 municípios da citricultura beneficiados compareceram à Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos(Seidh), para receber orientações sobre a edição 2015 do programa. As inscrições têm inicio no próximo dia 11 de agosto, indo até o dia 04 de setembro.
Segundo a secretária Marta Leão, o DIP a reunião foi promovida para programar a entressafra da laranja. “Esperamos cumprir o calendário de pagamento. Vale ressaltar que, se um município atrasa, toda a programação é prejudicada. A inclusão produtiva tem muito a fazer e nós da secretaria estamosà disposição de todos os municípios, prefeituras e secretarias,” completou.
De acordo com Heleonora Cerqueira, a Emdagro e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais são os parceiros que participam da execução do MãoAmiga juntamente com a Seidh auxiliando já desde as inscrições. “Passamos todas as orientações e o cronograma para os municípios. A gente já inicia no dia 11 de agosto as inscrições. A partir dessa data todos os catadores de laranja poderão se dirigir à sede da Emdagro, onde ocorrerão as inscrições, à exceção de Pedrinhas, que será o único dos 14 municípios com inscrições na sede do Sindicato”, informou a diretora.
As inscrições se encerram no dia 04 de setembro e no dia 08 a equipe da Seidh já começa a visitar os municípios para recolher as inscrições. De 16 de setembro a 16 de outubro ocorre o processo de digitação. “Precisamos de, no mínimo, um mês porque temos previsão de receber em torno de 5 mil inscrições”, explicouHeleonora. Segundo ela, a previsão de pagamentoda primeira parcela do benefício aos municípios da citricultura é de 09 a 13 de novembro. “E pretendemos cumprir esse cronogramaà risca, para que paguemos ao trabalhador na data certa, não havendo nenhum tipo de atraso”, finalizou.
O Programa
Criado em 2009, o Programa de Transferência de Renda e Geração de Cidadania ‘Mão Amiga’, reduz os efeitos do desemprego causados pelas entressafras da cana-de-açúcar e da laranja, através de uma bolsa mensal de R$ 190, paga em quatro parcelas aos trabalhadores dessas culturas. Indo a qualquer agência do Banese,os produtores inscritos podem retirar o benefício durante os meses de entressafra:de novembro a fevereiroda cultura da laranja, e entre maio e agosto da cana-de-açúcar.
A vertente do programa que atende até 5.000 citricultores já concedeu 26.213 benefícios desde 2009 até 2015, totalizando cerca de R$ 20 milhões investidos nos 14 municípios produtores. São eles Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga, Lagarto, Pedrinhas, Riachão, Salgado, Santa Luzia, Tomar do Geru e Umbaúba.
Presenças
A reunião contou com a participação da diretora do Departamento de Inclusão Produtiva(DIP) da Seidh, Heleonora Cerqueira,que conduziu a reunião; do diretor técnico da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Gismário Nobre; e do diretor de assalariados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Nunes dos Santos Alexandre.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Agência Sergipe de Notícias