O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, recebeu nesta segunda-feira, 10, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli e a professora Ângela Silva, superintendente do Hospital Universitário (HU). Dentre os assuntos pautados estavam a instalação do Acelerador Linear, que com previsão de implantação em 2016 e os avanços da federalização do Hospital Regional de Lagarto.
“Viemos conversar com o secretário no sentido de somar esforços para acelerar o cronograma das obras de ampliação do Hospital Universitário para que, em 2016, possamos instalar o Acelerador Linear no Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Esse serviço, sem dúvidas, será um importante braço para desafogar a demanda existente no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A ampliação do HU contempla, também, a possibilidade de uma nova unidade materno infantil”, afirmou o reitor Ângelo Antoniolli.
Sobre o processo de federalização do Hospital Regional de Lagarto, a previsão é que, também em 2016, a UFS, através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), assumirá definitivamente a unidade.
“A EBSERH fará o distencionamento do Hospital Regional de Lagarto, que será a primeira porta de urgência e emergência da Empresa no Brasil. Não tenho dúvidas que será também um grande instrumento de estudo para os futuros profissionais de saúde. Lagarto será um grande centro de referência em formação em saúde do país”, comemorou o reitor, que destacou a importância da total parceria com a SES.
“Estamos felizes por sempre sermos recepcionados pelo secretário José Sobral, que tem sido um grande articulador em todo esse processo. Essa parceria trará grandes frutos e o HU ofertará importantes serviços para os sergipanos”, reforçou.
Ainda durante a conversa, outro ponto em destaque foi a participação do HU no Complexo Regulador de Saúde, com a inserção dos 05 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
“A UFS está de parabéns por entender a proposta e a essência do Complexo Regulador. Isso é muito importante para o avanço da Saúde em Sergipe como um todo. A UFS abraçou a regulação do Estado e isso é fantástico porque compreende que a saúde pública é impessoal com expectativa de crescimento e de grandes avanços para a população”, comemorou José Sobral.
Para o gestor Estadual, a parceria da SES com a UFS é importante para aprimorar a saúde com responsabilidade social.
“É importantíssimo fortalecer o diálogo com a UFS. A Universidade está ampliando o HU e projetando para assumir o Hospital de Lagarto com o campus para 2016. Estamos no processo de transição e os maiores beneficiados serão os alunos e o próprio usuário do SUS. A UFS será uma grande retaguarda de muitas ações em nosso estado. Estou feliz e a cada reunião que temos com a Universidade é um avanço e um crescimento com a visão social”, afirmou José Sobral.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Ascom/Saúde